O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, vai contar com 30 leitos emergenciais destinados a pacientes com dengue: oito destinados a adultos, 20 pediátricos e dois berços. A decisão foi referendada nesta quinta-feira (5), em reunião na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), presidida pelo secretário Jorge Solla. O Hospital de Base também passa a ter, com a Sesab, um contrato formal de recebimento de R$ 1,5 milhão mensais e mais R$ 250 mil/mês, durante três meses, para custeio dos leitos emergenciais de retaguarda.

Além dos leitos emergenciais, Itabuna e municípios que têm a cidade como referência recebem mais incremento na assistência em saúde, a exemplo do aumento, em 45%, do repasse para a Santa Casa de Misericórdia, que passará a receber R$ 1,750 milhão. A renovação do contrato com a Santa Casa foi assinada na última terça-feira (3). O aumento de R$ 550 mil no repasse é em caráter pré-fixado, ou seja, haverá complementação ou devolução de valores de acordo com maior ou menor número de serviços prestados, e prevê a ampliação imediata no número de leitos de emergência.

Outras ações para Itabuna e região também foram destacadas por Solla, entre elas, a cessão, pela Casa Militar do Governo do Estado, de helicóptero para o mapeamento das áreas de risco. “Fizemos este trabalho com um grupo da Polícia Militar em Jequié e o resultado foi positivo”, afirmou. Ele anunciou, ainda, a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em uma área que pertencia ao Hospital São Lucas e outra Unidade em área próxima à sede da 7ª Dires. “Também enviamos a Itabuna duas cargas de medicamentos, incluindo soro, e camas e macas para a nova enfermaria do Hospital de Base”.

Em audiência com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, Solla garantiu apoio do ministro para veiculação de nova campanha de mídia e envio, pelo ministério, de lotes adicionais de inseticidas e assessoria técnica para acompanhamento das ações. O MS também vai liberar recursos de R$ 1 milhão para aquisição de capas para cobertura de tanques, caixas d´água e outros recipientes. “O Estado também vai fazer uma compra grande dessas capas”, observou Solla.

Da reunião, participaram o prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo Leal; o secretário de Saúde, Jesuíno Oliveira; diretores de hospitais da cidade e representantes do Conselho de Saúde do estado e do município de Itabuna, além do diretor da 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Marcos Lima, e da diretora de Programação da Superintendência de Gestão dos Sistemas e Regulação da Atenção à Saúde (Suregs), Conceição Benigno.

Para o secretário de Saúde de Itabuna, a reunião “atendeu totalmente a nossa expectativa. Já tínhamos conversado previamente sobre a abertura de serviços para toda a região e todas as nossas reivindicações foram atendidas”. Sua opinião foi reforçada pelo prefeito José Nilton. “O Governo se mostrou solidário a Itabuna”, destacou, lembrando que a cidade absorve a demanda de serviços de saúde de 120 municípios pactuados e cerca de 150 outros municípios, que acorrem a Itabuna em busca de assistência.