No primeiro dia da Reunião Regional do Inmetro, realizada nessa quinta-feira (5), em Salvador, diretores dos institutos de pesos e medidas (Ipems) do Nordeste procuraram compartilhar a experiência bem-sucedida de cada uma das ações realizadas internamente e discutiram sobre a prestação de melhores serviços para a sociedade. Estiveram presentes diretores dos órgãos delegados do Inmetro em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Bahia (Ibametro).

A reunião, realizada pelo Inmetro, tem como objetivo traçar metas e planos para o exercício deste ano. O coordenador-geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, Omer Pohlman Filho, do Inmetro, organizador do encontro, destacou a importância da nova atividade do instituto: a fiscalização de cronotacógrafos. “O que queremos é construir a infraestrutura física para a realização desse trabalho, com ao menos um posto de fiscalização em cada estado”, disse.

Outros temas também foram discutidos. Entre eles, o investimento do Inmetro para o Nordeste, a implantação de GPS em veículos, como forma de controlar a rota, velocidade e tempo do percurso feito pelos funcionários, e a intensificação das operações especiais realizadas ao longo do ano, como Operação Volta às Aulas, Páscoa e Dia das Mães.

Nesta sexta-feira (6), os representantes dos órgãos discutem as melhorias e as mudanças em relação à qualidade dos lacres de selagem, possibilidade de geração de taxas via internet para taxímetros autuados e especialização da área técnica.