A 1ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE) tem ganho notoriedade e abrigo nos mais nobres espaços culturais do estado. Desta vez, o local que acolhe, desta segunda-feira (16) até sexta-feira (20), a exposição de mais de 35 obras de artes de estudantes da rede pública, é a Assembleia Legislativa da Bahia.

A abertura da exposição foi marcada pelo show do músico Massumi, nome artístico do estudante da rede estadual e finalista do 1º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Felipe de Almeida, da Escola Agrotécnica de Vitória da Conquista. “Com o Face, consegui espaço para mostrar meu trabalho e já estou incluído no projeto MPB Petrobras”, destacou.

A exposição do AVE chamou a atenção dos que passavam e agradou a todos os níveis. A cientista política da Assembleia, Simoa Lins, achou o trabalho muito profissional. “Não sabia que era de estudante, mas achei muito bom e maduro”, explanou.

A 1ª Mostra de Artes Visuais Estudantis é um projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), onde os estudantes da rede estadual de ensino, com orientação de professores, criam obras de artes. O AVE visa a explorar o potencial educativo, através das artes visuais, estimulando a criação de obras de arte no ambiente escolar, assim como a valorização das expressões culturais regionais.

Além de trabalhar técnicas de artes visuais com a utilização de materiais simples, o AVE é uma oportunidade de divulgar os trabalhos produzidos dentro da escola, valorizar a disciplina de educação artística e despertar no aluno o talento para as artes.

A coordenadora do Espaço Cultural da Assembleia Legislativa, Maritza Novato, que está acostumada a receber artistas renomados no local, declarou que o AVE mostrou trabalhos maravilhosos por contemplar vários estilos. “É a primeira vez que realizamos uma exposição de estudantes e acho importante o Governo do Estado dar esta atenção aos talentos deles e principalmente do interior”.