O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) verificou 742 produtos como condicionador e refrigerador de ar, máquina de lavar, geladeira, freezer entre outros, para saber se possuíam as etiquetas com as informações adequadas de consumo, segundo as especificações do Inmetro. A ação, batizada de Operação Linha Branca, foi realizada entre os dias 9 e 13 de março. Nessa intervenção os fiscais do instituto verificaram as diversas lojas que comercializam eletroeletrônicos visando garantir maior segurança ao consumidor.

Oito produtos foram reprovados e tirado de circulação. Esses eletroeletrônicos só voltam a ser colocado a disposição do consumidor depois de regularizar a situação perante o instituto.

Essa regularização poderá acontecer pelo fornecimento do certificado e respectivo selo do Inmetro, referente àquele produto. A notificação aplicada pelo Ibametro, estabelece um prazo e as condições para a regularização do produto interditado.

A Operação Linha Branca verificou as etiquetas dos eletroeletrônicos se continham informações como marca comercial, letra correspondente à eficiência, modelo/tensão e tempo máximo de conservação, além de informações específicas de cada produto.