Oferecer aulas regulares e gratuitas de natação, hidroginástica e condicionamento físico para os servidores estaduais ativos e aposentados é um dos objetivos da parceria firmada nesta segunda-feira (23) entre as secretarias estaduais da Administração (Saeb) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

As inscrições serão abertas em abril, com o lançamento do programa Bem Viver, voltado para a promoção da saúde e do bem-estar dos servidores públicos estaduais em dimensões complementares, da saúde ocupacional à qualidade de vida.

O protocolo de intenções foi assinado pelos secretários da Administração, Manoel Vitório, e do Trabalho, Nilton Vasconcelos e pelo diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô). Inicialmente, está prevista a abertura de aproximadamente 900 vagas, na Vila Olímpica da Fonte Nova e em outros centros esportivos da capital. Mas a ideia é ampliar esse número e expandir a iniciativa inclusive no interior.

As inscrições serão feitas a partir da segunda quinzena de abril pela internet, no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), de forma gratuita, sendo necessário apenas a apresentação posterior de atestado médico, contracheque e foto. As atividades físicas acontecerão em horários ajustados aos turnos de trabalho: das 6h às 7h, das 18h às 19h e das 19h às 20h.

Criado pela Coordenação de Gestão da Saúde Ocupacional (CGSO), que funciona no âmbito da Saeb, o programa Bem Viver tem a perspectiva de preservar a saúde e a integridade dos servidores públicos estaduais por meio de ações que abrangem a antecipação, o reconhecimento, a avaliação e o controle da ocorrência de potenciais agravos à saúde relacionados às condições e ao ambiente de trabalho.

O programa também prevê a implementação das iniciativas necessárias à promoção ou à recuperação da saúde, à prevenção de doenças laborais e de acidentes de trabalho, e ainda ações de educação, reabilitação funcional, promoção da qualidade de vida e de reinserção no ambiente de trabalho, a serem desenvolvidas por meio da articulação entre as diversas instâncias do Estado. O programa investirá, ainda, na promoção de campanhas e palestras de prevenção para tratamento de temas como hipertensão, diabetes, depressão, uso abusivo de drogas, álcool, entre outros.

“Além de estabelecer o diálogo democrático na Mesa de Negociação e promover a re-estruturação da maioria das carreiras do funcionalismo, que passaram a ter perspectivas inéditas de crescimento profissional, o governo segue ampliando o relacionamento com os servidores, e abre agora o leque para a qualidade de vida e a saúde ocupacional”, afirmou Vitório.

Para o secretário da Setre, Nilton Vasconcelos, o programa Bem Viver será uma oportunidade de o servidor melhorar o seu condicionamento físico, praticando aulas regulares e gratuitas de natação, hidroginástica. “É através do esporte e do lazer que se cuida da saúde”, alega.

Quem também aguarda com expectativa o lançamento do projeto é o superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô). “O Bem Viver reflete a preocupação com a questão humana, uma das marcas deste governo. A iniciativa é claramente de valorização do servidor, oferecendo-lhe condições para que se desenvolva pessoalmente e profissionalmente cada vez melhor”, assinala Bobô.