O Brasil recebeu, desde a época do seu descobrimento, a visita de inúmeros europeus interessados em explorar as riquezas naturais aqui existentes, seja para fins científicos ou até mesmo econômicos. Destas sagas exploratórias resultou uma grande produção de escritos chamados de “literatura de viajantes” e que será o tema da exposição “Os viajantes no Brasil”, promovida pela Biblioteca Pública do Estado (Barris), desta segunda-feira  (60 até o dia 29/05, na Sala de Exposições (2º andar).

“A exposição apresenta documentos pertencentes ao Acervo Raro e Valioso da Biblioteca Pública e homenageia o dia 22 de Abril, quando se comemora o descobrimento do Brasil. O período que a exposição abarca vai dos primórdios do descobrimento até a primeira metade do século 19”, ressalta a subgerente do setor, Célia Matos. Dentre as principais obras que compõem a exposição, destacam-se Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Jean Baptiste Debret; Viagens ao interior do Brasil, de John Mawe e Viagem pelas Províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, de Auguste de Saint-Hilaire.

Os escritos feitos por esses viajantes, que se deslocaram através das principais cidades brasileiras da época, representam as impressões do tão cobiçado “novo mundo”. Trata-se de um extenso número de obras que descrevem as paisagens, as rotas, os habitantes, usos e costumes, enfim, caracterizam o cotidiano dos lugares visitados.

Serviço

O quê: Exposição “Os viajantes no Brasil”
Quando: De 6/04 a 29/05, das 8h30 às 18h
Onde: Sala de Exposições da Biblioteca Pública do Estado (Barris) – 2º andar – Rua General Labatut, 27 – Tel.: (71) 3116-6000/6084
Entrada: Franca