Nesta quarta-feira (08) se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Para marcar a data, o Centro Estadual de Oncologia (Cican) promove, entre os dias 13 e 18, uma semana de palestras para o esclarecimento sobre a doença, já que a detecção precoce é o melhor método de cura.

Na Bahia, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2009, as estimativas apontam para a ocorrência de 18.450 novos casos de câncer de todos os tipos. Desses, 8.940 seriam em homens e 9.510, em mulheres. Já em Salvador, 2.810, seriam em homens e 3.360, em mulheres.

Segundo explica a assistente social Eliana Lobão, as palestras são dirigidas aos pacientes, familiares e servidores da unidade. Com um serviço considerado de excelência no estado, no cuidado aos pacientes oncológicos, o Cican atende a uma média diária de 430 pessoas, sendo que 49% são do interior do estado.

O centro realiza exames para detecção precoce dos diversos tipos de câncer, e promove também tratamentos quimioterápicos, atendimentos, diagnósticos e ações terapêuticas em seu hospital/dia, realizando cirurgias de pequeno e médio porte.

Programação

Na segunda-feira (13), às 8hs, na Recepção 01, a psicóloga do Cican, Cláudia Tavares, fala sobre “Quem cuida de mim?”. Pela tarde, a partir das 14hs, a médica clínica da dor Edilma Dórea, fala sobre o tema: “Quebrando barreiras e entendendo a dor”.

Já na terça-feira (14), pela manhã (9hs), na Recepção 02, o tema será “Alimentação saudável”, com a nutricionista Alice Pinho e à tarde (14hs), na Recepção 01, a médica oncologista do Hospital Aristides Maltez, Avany Maia, conversa com os presentes sobre “Espiritualidade e cuidados paliativos”.

“Diagnóstico: saber ou não saber?” é o tema da palestra da quarta-feira (15), às 9hs, na Recepção 01, com o chefe da Câmara Técnica de Oncologia da Secretaria da Saúde do Estado, Cléber Martins. No mesmo dia, às 14hs, a assistente social, Rita Baião, fala sobre “Os direitos do paciente com câncer”, na Recepção 01. Na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17), respectivamente, sempre às 8hs, acontecem as palestras da enfermeira Tatiana Cima, “A prevenção é o melhor remédio” e Ana Cristina Pugliesi, educadora física, “Qualidade de vida”.