Jéssica, Islândia e Carlos Rodrigo, três jovens de Lauro de Freitas, estão entre os 420 integrantes do Projeto Juventude Cidadã que desenvolvem, na comunidade onde residem, ações de Serviço Civil Voluntário (SCV). Além de beneficiar várias instituições, o serviço é uma etapa vivencial, quando os alunos se preparam para a qualificação profissional. “A partir das atividades é que surgem as aspirações pessoais”, explica a coordenadora de Programas e Projetos da Setre, Rosane Porto.

O Projeto Juventude Cidadã é realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em Lauro de Freitas. No município estão sendo beneficiadas instituições como Creche Santa Rita, Aldeia SOS e Projeto Crescer; escolas municipais Lagoa dos Patos e Floripes de Farias; e também nos colégios estaduais Hermano Gouveia Neto e Agostinho de Deus.

Com idade entre 16 e 24 anos, os jovens de Lauro de Freitas estão sendo preparados para o mercado de trabalho, por meio de módulos de valorização dos direitos humanos e da cidadania; qualificação profissional; e da prestação de serviços voluntários. A qualificação está sob a responsabilidade de técnicos e representantes da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

“Os que realizam o Serviço Civil Voluntário (SCV) recebem uma bolsa auxilio no valor de R$ 120 . A atuação deles, em campo, vai até o próximo mês de julho” explica Rosane Porto.

Exemplos

A jovem Jéssica Leão, de 17 anos, por exemplo, monitora aulas de dança para 22 alunos da Escola Municipal Santa Júlia, em Lauro de Freitas. “São aulas de street dance que aprendi observando apresentações de grupos de rua e na TV”.

Também participante do projeto, Islândia Lago, de 18 anos, auxilia na parte administrativa da escola e nas oficinas oferecidas pelo Juventude Cidadã. “Sou muito observadora, e como pretendo atuar na área de psicologia infanto-juvenil, o trabalho aqui na escola está servindo como uma espécie de laboratório”, brinca.

Auxiliar os alunos nas pesquisas, orientar na arrumação dos livros é o trabalho de Carlos Rodrigo Miranda, de 17 anos, que presta o Serviço Civil Voluntário na biblioteca da Escola Santa Júlia. “Como sempre gostei de ler, o trabalho na biblioteca me interessou. Hoje tenho uma ótima relação com as crianças aqui na escola”. Além das oficinas de dança e aulas de esporte, os jovens fizeram campanha de combate à dengue.

Inserção

Na Capital, o projeto Juventude Cidadã cadastrou, no SineBahia, mais de mil jovens que agora passam a concorrer às vagas de emprego intermediadas pelo serviço, dando assim o primeiro passo para inserção no mercado profissional. Foram exatamente 1.061 alunos dos colégios estaduais Deputado Luís Eduardo Magalhães (Beiru), Dorival Passos (Mata Escura), Padre Palmeira (Mussurunga), Renan Baleeiro (Águas Claras) e Escola Técnica Estadual Newton Sucupira (Mussurunga).

Segundo a supervisora de capacitação da unidade central do SineBahia, Soan Petrovich, após cinco meses de treinamento, devidamente orientados, os jovens estão muito mais próximos do mercado trabalho. “Somente esta semana já encaminhamos seis candidatos para seleção em uma das lojas do novo shopping. Esperamos que a inserção deste público seja apenas uma questão de tempo”, observou.

O treinamento dos alunos teve uma carga horária prática de 200 horas e contemplou diversas áreas, como eletricidade, marcenaria, turismo, transporte e telemática. A atividade incluiu, também, a Oficina de Orientação para o Trabalho que ressaltou entre os jovens aspectos importantes em processos seletivos, como a confecção do currículo e apresentação pessoal, tidos como decisivos na conquista do emprego.