LOCAL: Auditório Pedro Milton de Brito, na sede da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
DATA: 14.04.09 (terça-feira)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: Lançamento do prêmio estadual Gey Espinheira de Mídia e Direitos Humanos, do curso de extensão e especialização em Direitos Humanos, Mídia e Comunicação e da publicação “Sistema Penal – atores e competências”.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PRÊMIO: Tem como objetivo estimular a construção da cultura de direitos humanos, premiando aqueles que efetivamente contribuam para a difusão dos princípios, normas e condutas que valorizem a dignidade da vida. O prêmio é voltado para profissionais e estudantes de comunicação, além de órgãos da imprensa.

CURSO: Destinado aos profissionais de comunicação, o curso de extensão e especialização em Direitos Humanos, Mídia e Comunicação, será lançado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

PUBLICAÇÃO: Dirigida aos jornalistas baianos, a publicação “Sistema Penal – atores e competências”, visa esclarecer dúvidas a respeito do sistema penal e da competência de cada um de seus integrantes. A publicação também será lançada pela SJCDH, em parceria com a Ufba.

EVENTO: É uma homenagem aos profissionais de imprensa que comemoraram o Dia Nacional dos Jornalistas, em 7 de abril, além de ser um reconhecimento do papel fundamental da imprensa para a propagação de valores positivos e para a formação de uma cultura de respeito aos direitos humanos.

GEY ESPINHEIRA: Carlos Geraldo D’Andrea Espinheira fez graduação e mestrado em Ciências Sociais na Ufba, tornando-se doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. O sociólogo era também pesquisador do Centro de Recursos Humanos e professor adjunto da Ufba. Atuava principalmente em pesquisas com as temáticas: educação, violência, direitos humanos, democracia e cidadania. Por seus serviços prestados a comunidade com suas pesquisas, o sociólogo, nascido na cidade de Poções, ganhou, em 2003, o título de cidadão de Salvador pela Câmara Municipal, Menção Honrosa Prêmio Jaime Wright de Direitos Humanos em 2005, além de outros títulos importantes. Espinheira faleceu em março deste ano aos 62 anos, vítima de um câncer no esôfago.