O Dia Mundial do Hemofílico, nesta sexta-feira (17), será marcado, na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), com um café da manhã para os pacientes que comparecerem ao ambulatório, a partir das 8h30, com a participação de representantes da Associação Baiana de Hemofílicos.

O ambulatório da Fundação Hemoba é referência na Bahia para o atendimento aos pacientes hemofílicos. A clientela é atendida por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, fisioterapeutas, enfermeiras e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogas e dentistas, além da equipe de farmacêuticos.

Segundo informa a diretoria da Hemoba, ainda no primeiro semestre deste ano, está prevista a abertura de um ambulatório no Hemocentro Regional de Eunápolis. Desta forma, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) dará início ao processo de descentralização do atendimento aos pacientes hemofílicos e portadores de outras doenças hematológicas das regiões Sul e Extremo Sul do estado.

Como parte do trabalho que vem sendo realizado para ampliar o conhecimento e a capacidade de atendimento aos portadores de hemofilia, a Hemoba realizará, no dia 22 de maio, no Hotel Blue Tree Towers, o I Simpósio Estadual de Hemofilia do Estado da Bahia, contando com a participação de representantes da Hemorrede. O evento será uma oportunidade para se discutir a disseminação de informações sobre o paciente hemofílico, desde a definição diagnóstica, cuidados e o tratamento.

A patologia não tem cura, mas existe tratamento eficaz e a medicação é disponibilizada de forma gratuita na rede SUS. A doença decorre da falta ou diminuição, no sangue, de fatores 8 ou 9, necessários à coagulação. O tratamento é feito através da reposição desses fatores, por meio de medicação intravenosa.