Rivais no passado em segmentos como a música, o Carnaval e o futebol, baianos e pernambucanos agora são parceiros em uma área considerada estratégica para a economia dos dois estados: o turismo.

Unidos pelo Rio São Francisco, que margeia as cidades de Juazeiro e Petrolina, Bahia e Pernambuco querem transformar a região, já conhecida pela fruticultura irrigada, em um tradicional polo nacional do enoturismo.

O plano, anunciado pelos secretários de Turismo, Domingos Leonelli (Bahia) e Silvio Costa Filho (Pernambuco), durante encontro sobre vinho e culinária regional, realizado em Juazeiro e Petrolina nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), prevê estratégias conjuntas de divulgação e promoção do roteiro que foi oficializado apenas em 2008.

Segundo Leonelli, o primeiro passo já foi dado com a integração entre os governos dos dois estados para a promoção do destino. “O que está faltando agora é que integrantes do trade, como agentes e operadores de viagem, formatem o produto em pacotes de viagens, com a precisão dos roteiros, coloquem preço e aproveitem o forte apelo mercadológico do Rio São Francisco”.

Já Sérgio Costa Filho afirmou ser importante que baianos e pernambucanos produzam uma folheteria em conjunto para a divulgação do enoturismo em feiras nacionais e internacionais do setor.

A ideia recebeu a aprovação da presidente da Bahiatursa, Emília Silva, que garantiu a execução imediata do plano. “Esperamos ver, no médio prazo, os vinhos do Vale do São Francisco como atração turística consolidada nos territórios da Bahia e de Pernambuco, assim como já acontece no Sul do país”, disse.

A iniciativa conjunta dos dois estados também foi comemorada por empresários e gestores públicos locais. O executivo do Grupo Miolo, Roque Afonso Meneguzzi, disse que a parceria vai render muitos frutos e alavancar o enoturismo na região.

Os gestores municipais se comprometeram em desenvolver ações de promoção do turismo interno, o que para o vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio, pode ser uma importante alternativa para a crise econômica, além de investir e buscar parcerias para realizar cursos de qualificação profissional para os moradores locais.

Experiência

Com menos de um ano do lançamento da região como novo polo do enoturismo nacional, a região do Vale do São Francisco, que conta com oito vinícolas, já colhe bons frutos nesta que pode ser chamada a primeira safra. A média mensal de turistas que visitam a Fazenda Ouro Verde, da vinícola Miolo, em Casa Nova, na Bahia é de 600 pessoas.

Este fluxo é reforçado pelo incremento de novas opções de voos que chegam ao aeroporto de Petrolina. Atualmente, são pelo menos quatro linhas diárias, para capitais brasileiras como São Paulo, Recife e Brasília. A novidade é o voo da Trip, que liga a cidade a Salvador, lançado no mês passado.

Mais atrações

Além dos vinhedos, o Vale do São Francisco possui um vasto número de atrativos naturais e gastronômicos. As águas do Velho Chico, com sua magia e beleza encantadoras, agregam ainda mais valor à região. O clima com temperaturas mais elevadas é um convite a um passeio de barco pelas praias do rio e um mergulho nos lagos.

Na culinária, as opções também são muitas e casam-se perfeitamente com os itens produzidos nas vinícolas locais. Segundo os apreciadores da bebida, a carne de bode, servida de diversas formas, adequa-se ao vinho tinto. O surubim, peixe típico das águas do São Francisco, combina mais com o vinho branco. Já o beiju, iguaria feita à base de tapioca, é mais afinado com os espumantes.

Dados do Ministério do Desenvoilvimento, Indústria e Comércio apontam que aproximadamente 15% dos vinhos exportados pelo Brasil são produzidos no Vale do São Francisco.