Uma campanha da assinatura online da Declaração de Gaia marca o Dia Mundial da Terra, comemorado nesta quarta-feira (22). A iniciativa é do Centro de Pesquisa e Conservação da Natureza (Casulo), junto com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

A declaração pode ser feita pelo site www.earth-condominium.com e tem como principal objetivo a conservação da Terra, visando um acordo global de cidadãos e instituições que preconize uma gestão global do planeta.

O resultado da assinatura da declaração será levado para a Conferência Mundial, que será realizada na cidade de Gaia (Portugal), no período de 4 a 5 de julho.

O Casulo – Condomínio da Terra, sediado no Departamento de Educação, Campus 8 da Uneb, na cidade de Paulo Afonso, tem como objetivo implementar os princípios do Condomínio da Terra no Brasil, além de promover ações acadêmico-científicas no campo da Ecologia e Conservação da Natureza.

Com sede em Portugal, o Condomínio da Terra é vinculado à ONG portuguesa (Quercus) e foi criado para incentivar o desenvolvimento de ações para conservação da Terra.

Apoiado pela Unesco, o Condomínio da Terra é representado no Brasil pela Uneb, por meio do Casulo, única instituição certificadora em todo o território nacional. A Sema e a Prefeitura de Curitiba (PR) são alguns dos parceiros do Casulo.