Os grupos da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realizam esta semana, além das apresentações do Projeto Cameratas, uma apresentação especial em homenagem ao dia de Tiradentes, patrono da Polícia Civil. As cameratas Quinteto de Metais e Bahia Cordas participam das comemorações nesta quinta-feira (23), às 17h, na sede da Polícia Civil, no Centro de Salvador.

Na sexta-feira (24), as Cameratas levam a música clássica aos bairros de Ondina e Canela. O grupo Bahia Cordas visita o Instituto Pestalozzi, na Avenida Ademar de Barros, às 15h30, enquanto o Trio Pastorale e o Quarteto Novo se apresentam para os estudantes e professores do Colégio Manoel Novaes, às 16h10. A entrada é franca.

Somente em abril, as cameratas da OSBA estiveram nos bairros da Ribeira, Pelourinho, Pero Vaz e Graça realizando apresentações gratuitas. A presença das Cameratas pode ser solicitada por instituições beneficentes, igrejas, escolas e associações de bairro através do telefone 3117-4842. O projeto, que tem o objetivo de divulgar a música erudita no Estado levando-a a diversos públicos, é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, através da Fundação Cultural do Estado e Teatro Castro Alves.

As Cameratas

Quinteto de Metais – Na busca de explorar todas as potencialidades de um quinteto de metais o grupo tem desenvolvido uma pesquisa de repertório que resultou num trabalho que abrange uma extensão ampla em termos de gêneros e estilos musicais, enfatizando a música brasileira, tão rica e apropriada para interpretação através dos instrumentos de metal. O grupo é formado pelos músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia, Joatan Nascimento (trompete), Emerson Araújo (trompete), Jorge Dias (trombone), Davi Brito (trompa) e Renato Pinto (tuba).

Bahia Cordas – Tem seu repertório bastante variado, desde a música barroca (Bach, Vivaldi, Pachelbel, Corelli), a música sacra e popular, até composições dos próprios integrantes da camerata. É formada pelos os músicos Rogério Fernandes, Raul Bermudez, Uibitu Smetak, Antônio Amorim (violinos), Marcos Antonio Maciel (viola), Maurício Kowalki (violoncelo) e Orley Francisco de Souza (contrabaixo).

Trio Pastorale – Formada por músicos de grande experiência, que dominam um amplo repertório erudito e popular: Pedro Robatto (clarinete), Diana Abadjieva (oboé) e Jean Marques (fagote).

Quarteto Novo – É a mais nova camerata da Osba, composta pelos músicos André Becker (saxofone e flauta), Ilza Cruz (fagote), Gilson Cornélio (violino) e Djalma do Nascimento (violoncelo). O repertório do grupo passeia desde o clássico ao popular.

Serviço:

O quê: Cameratas da Osba
Quando/onde:
Dia 23 de abril, quinta-feira
17h – Quinteto de Metais e Bahia Cordas – Sede da Polícia Civil, Piedade.
Quando/onde:
Dia 24 de abril, sexta-feira
15h30 – Bahia Cordas – Instituto Pestalozzi, Ondina
16h10 – Trio Pastorale e Quarteto Novo – Colégio Manoel Novaes, Canela