O secretário da Segurança Pública do Estado da Bahia, César Nunes, representando o governador Jaques Wagner, participa desde segunda-feira (20) de reuniões na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade de Viena, capital da Áustria. As reuniões são preparatórias para o 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, que será realizado em Salvador, em abril de 2010. Na ocasião foi exibido um filme promocional sobre a capital baiana.

O evento, que acontece a cada cinco anos em uma cidade do mundo, se realiza pela primeira vez na Bahia e contará com a participação de aproximadamente dois mil congressistas.

Em seu pronunciamento na plenária, César Nunes afirmou que Salvador é a cidade mais adequada para realizar a discussão sobre o tema Prevenção do Delito e Respostas da Justiça Penal à Violência Contra os Trabalhadores, às Minorias, contra o Terrorismo e a Favor das Crianças e dos Adolescentes. “A nossa cidade é um lugar cuja história é construída sobre os pilares da diversidade, da paz e do respeito às diferenças”, concluiu Nunes.

O corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, por sua vez, falou sobre a Justiça brasileira e garantiu que os 16 mil juízes do país estarão apoiando o congresso da ONU em Salvador. Ele destacou que a Bahia tem o mais antigo Tribunal de Justiça das Américas.

Já o secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, expressou a grande honra da Bahia em sediar o congresso e enfatizou a importância da cooperação internacional no combate à criminalidade, principalmente neste novo momento de crise financeira mundial.

Ressaltou ainda a conquista da delegação brasileira em conseguir aprovar a realização de workshop sobre prevenção e combate à violência urbana, onde serão expostas as ações do governo federal, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e as ações desenvolvidas pelo Governo da Bahia.