A Secretaria da Administração (Saeb) deu início, nesta semana, ao processo de inspeção veicular da frota oficial do Estado, que hoje conta com aproximadamente 7,9 mil automóveis distribuídos pela capital e interior. O trabalho de vistoria visa reforçar o gerenciamento e controle sobre os gastos com a frota, que incluem abastecimento e manutenção, além de verificar a real utilização dos veículos oficiais.

Durante as inspeções, serão checadas a regularidade da documentação dos carros, a conformidade das características de cada veículo, o tombamento patrimonial, a quilometragem e a correção das instalações do sistema de abastecimento.
Todos os veículos deverão ser inspecionados, sob pena de suspensão do abastecimento por meio do Sistema BR CTF (ferramenta digital de controle de abastecimento) ou mediante outros meios.

A vistoria foi iniciada pelos veículos da administração direta em Salvador e região metropolitana. No primeiro dia de trabalho, foram inspecionados 23 veículos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), sendo detectados 11 carros que não foram tombados. A inspeção também está verificando a utilização indevida de película protetora nas áreas envidraçadas dos automóveis.

Na segunda etapa da vistoria, serão revisados os veículos ativos da administração direta no interior do Estado, nos municípios de Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Amaro, Santo Antônio Jesus, Itaberaba, Barreiras, Irecê, Serrinha, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Paulo Afonso, Jequié, Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro, Valença, Ilhéus, Caetité, Jacobina, Ribeira do Pombal, Xique-Xique, Santa Maria da Vitória, Guanambi, Cruz das Almas, Eunápolis e Teixeira de Freitas.

As unidades que estão com veículos a serviço do Estado no interior deverão comunicar o fato à Saeb e agendar uma nova data para efetuar a inspeção. Segundo o secretário da Administração, Manoel Vitório, a ação é uma ferramenta importante para que a administração estadual amplie o controle sobre o bem público, atuando com mais rigor, efetuando um acompanhamento mais rigoroso da utilização dos veículos oficiais.

O secretário complementa que o cidadão também pode atuar como um importante fiscalizador do uso correto e devido do patrimônio público. “Temos canais de interação direta com o cidadão como o nosso sistema de ouvidorias, por intermédio do qual qualquer pessoa pode efetuar denúncias sobre a eventual utilização incorreta dos bens do Estado”.

A Ouvidoria Geral do Estado atende pelo 0800-284-0011. Denúncias também são recebidas na Ouvidoria da Saeb, pelo telefone (71) 3115-3226.