A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), apreendeu, nesta terça-feira (28), quase oito toneladas de frango da marca Avigran no atacado Mercantil Rodrigues. Uma amostra do lote foi levada para análise nos laboratórios da Adab e o restante ficará apreendido no Mercantil Rodrigues até a divulgação do resultado.

Em 2008, o Procon e a Adab verificaram que diversas marcas de frango não se encontravam dentro das determinações da legislação no que diz respeito à quantidade de água na embalagem do produto. O Procon fez as devidas notificações e a Adab ficou responsável por continuar os testes nas indústrias, já que é a única com os recursos necessários para realizar o teste de gotejamento, que identifica a irregularidade.

Dando continuidade a esse monitoramento, o Procon volta a se unir à Adab para que essa fiscalização possa ocorrer também no varejo, onde o produto está acessível para o consumidor. A operação começou em março, quando foram recolhidas amostras de seis marcas de frango: Sadia, Baiano, Nobre, Korin, Bahia e Avigran. Das seis marcas, apenas duas estavam irregulares: Bahia e Avigran.

Nesta terça-feira o Procon e a Adab voltaram aos supermercados a fim de verificar se os lotes irregulares estavam sendo comercializados, o que não foi comprovado. Mas o Mercantil Rodrigues estava comercializando um novo lote do frango Avigran, que não o analisado. Como havia sido encontrada irregularidades nesta marca de produto previamente, o Procon e a Adab concordaram, como uma medida preventiva e cautelar, deixar todo o estoque apreendido no local e levar outra amostra para analisar também esse novo lote.