LOCAL: Município de Abaré, a 530 quilômetros de Salvador, no território identidade de Itaparica.
DATA: 06.05.09 (quarta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Reinauguração do Colégio Estadual Josefina Gomes e entrega do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. ROTEIRO

Agenda: O governador Jaques Wagner iniciará as atividades no município com a reinauguração do Colégio Estadual Josefina Gomes. Em seguida, será realizado o ato de entrega do sistema integrado de abastecimento de água, na quadra de esportes, no distrito de Ibó.

2. ESCOLA

Reinauguração: Com o prédio totalmente recuperado, o Colégio Estadual Josefina Gomes será reinaugurada oficialmente pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Educação, Adeum Sauer. Em funcionamento desde o início do ano letivo, a unidade escolar ganhou novos espaços com a reforma, a exemplo da biblioteca, sala de vídeo, quadra de vôlei e dois depósitos, além de uma pracinha, um jardim e uma mini-horta. O investimento para recuperação do local foi de R$ 458,1 mil.

Detalhes: O material da demolição foi utilizado para construção da praça e os objetos que iriam parar no lixo, como garrafas PET, foram aproveitados para a criação do jardim. Para a construção da horta, os estudantes passaram a ter aulas da disciplina de agricultura duas vezes por semana, onde aprendem técnicas específicas e plantam hortaliças que servem como complementação da merenda.

Oferta: No ano passado, a unidade escolar atendeu 362 estudantes, distribuídos nos três turnos. Neste ano, estão matriculados 462 . A escola, única da rede na região, oferece o ensino fundamental de 5 ª a 8ª série, pela manhã, no turno vespertino e a noite, o ensino médio. A escola tem desenvolvido também projetos de incentivo a leitura com dramatizações, produção de vídeos e recriação de contos.

Verde Vida: Com o projeto da horta, a unidade de ensino foi convidada a participar do projeto da Secretaria Estadual da Educação (SEC), o Verde Vida Escola. No dia 19 deste mês, será realizada uma videoconferência para divulgar o projeto, cujo objetivo principal é estimular o plantio nas unidades de ensino como atividade prevista no projeto político pedagógico anual. A intenção é incluir o paisagismo, a implantação de hortas, plantio de espécies medicinais e de jardins e pomares, consolidando parcerias e envolvendo as comunidades escolares e locais.

3. SIAA

Obra: Com investimento de R$ 1,9 milhão, o sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) de Ibó/Icozeira, atenderá mais de 6 mil habitantes das seguintes comunidades: Arueira, Acaru, Angico, Capoeira, Curral das Pedras, Fazenda Primavera, Fortaleza, Ibó, Fazenda Vaqueiro, Icozeira, Mamede, Pau de Colher, Pedra da Onça, Tuiuiu e Umbuzeiro. A água captada do Rio São Francisco é levada por uma adutora com 41 km de extensão. O sistema possui um reservatório elevado em concreto armado com capacidade de 50 m³, estação de tratamento de água e casa de química. Entre outros serviços realizados pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), está a implantação de três estações elevatórias de água tratada com 68 m² de área e mais duas com 15 m².

Mais ações: Ainda no município de Abaré, a Cerb concluiu o sistema simplificado de abastecimento de água (SSAA) em Bodocó/Duas Lagoas. Esse sistema foi recuperado nessa nova gestão, beneficiando 280 pessoas. Ele é composto de adutoras com extensão de 2 mil metros; rede de distribuição, totalizando 7 km; reservatório e chafarizes.

Água para todos: Lançado em agosto do ano passado, é uma ação intersetorial de cinco secretarias estaduais e órgãos descentralizados. Na prática, significa a união de todas as ações de abastecimento de água e saneamento básico do Estado. O objetivo é elevar o fornecimento de água na zona rural de 30,8% para 51,8% e na zona urbana de 94,7% para 98%. A implantação, ampliação e melhoria de sistemas de esgotamento sanitário, além do tratamento de efluentes associado à preservação de mananciais utilizados para abastecimento, são outras metas. Em relação à construção de cisternas, a prioridade é promover a segurança alimentar, nutricional e melhoria da qualidade de vida nas cidades e no campo, construindo unidades para consumo humano e para a produção agrícola e também barragens subterrâneas. Com o programa, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade, beneficiando 3,5 milhões de baianos. Em um ano e sete meses de Água para Todos, já foram aplicados quase de R$ 391 milhões em obras distribuídas nos diversos territórios do estado, beneficiando 375 municípios e atingindo mais de 1,9 milhão de pessoas.

ABARÉ: Com população estimada de 18.362 habitantes e extensão territorial de 1.694 km², tem como principal atividade econômica a agricultura (cebola, banana e manga) e pecuária (caprinos e ovinos). A região era habitada inicialmente por indígenas. Na primeira metade do século XIX, Nicolau Tolentino, procedente de Salvador, chegou para administrar terras recebidas de seu pai por doação, organizando a fazenda Abaré, local onde posteriormente edificou a capela de Santo Antônio. Em torno da construção religiosa, foram erguidas outras moradias, formando-se um povoado com a mesma denominação da fazenda.