Brejinho, Ponto Certo e Vale da Gameleira, no município de Santana, a 846 quilômetros de Salvador, na microrregião de Guanambi, estão entre as centenas de comunidades rurais diretamente beneficiadas pelo Programa Produzir, considerado modelo de referência para outros países do mundo na área de combate à pobreza.

Com forte atuação em 407 municípios baianos, o programa está concluindo a implantação de 192 sanitários domiciliares nestas localidades e contribuindo para elevar a auto-estima das famílias beneficiadas, reduzir o índice de doenças parasitárias e fortalecer a organização comunitária.

As obras, executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), totalizam investimentos da ordem de R$ 417,6 mil e integram um conjunto de intervenções realizadas pelo governo estadual no semiárido para melhorar a qualidade de vida da população.

As ações desenvolvidas no âmbito do Produzir estão sendo acompanhadas de perto pelo secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, e pelo diretor executivo da CAR, Paulo Cezar Lisboa, que, acompanhados de uma equipe de técnicos do governo, cumprem uma agenda de visitas nos municípios de Macaúbas, Paratinga, Santa Maria da Vitória e Santana.

Nesta quarta-feira (6), em Macaúbas, os dirigentes vão se reunir com a comunidade, prefeitos, representantes de associações comunitárias e da região para apresentação das propostas de projetos e abordagem das ações governamentais que serão desenvolvidas no âmbito da Sedir/CAR.

Já na quinta-feira (7), em Paratinga, acontecerá, das 9h às 16h, no Clube Social, uma audiência pública com associações comunitárias, dirigentes municipais, conselheiros municipais de Desenvolvimento e representantes dos sindicatos dos Trabalhadores Rurais e dos professores.

Na sexta-feira (8), a população do município de Santa Maria da Vitória participará de uma audiência pública, no auditório do Hotel Carranca, para discutir as ações de interesse da comunidade.

Os encontros têm como objetivo discutir as ações da Sedir e do Produzir e fazer um levantamento das demandas dos municípios. Também será elaborado um plano de atendimento de obras e projetos considerados prioritários pelo Produzir, em 2009, para a região.