Publicada às 12:30

Atualizada às 17:15

Após decreto de estado de emergência de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho homologado pelo governador Jaques Wagner, na noite desta terça-feira (5), o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Walmir Assunção, se reuniu, na manhã desta quarta-feira (6), com dirigentes da Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Voluntárias Sociais e representantes da Prefeitura de Salvador.

O encontro teve como objetivo articular ações para amenizar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram a capital e Região Metropolitana. Também estiveram presentes membros da Casa Militar, Corpo de Bombeiros, Embasa, Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e Departamento de Infra-estrutura e Transportes da Bahia (Derba).

Durante a reunião, todos os órgãos se comprometeram em atuar em conjunto. A Conder disponibilizará técnicos para trabalhar em parceria com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), mapeando as localidades de maior risco da cidade; a Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura (Setin) se comprometeu em identificar todos os pontos de esgotos e canais obstruídos pelo temporal para que a Embasa solucione os problemas de saneamento; e a Cordec já viabilizou lonas, coberturas, filtros e cestas básicas para as 15 famílias desabrigadas pelas chuvas, em Salvador.

“Estamos à disposição das prefeituras e já estamos aguardando uma resposta do governo federal para atender às solicitações dos prefeitos em relação aos recursos financeiros”, afirmou o Coordenador da Defesa Estadual Civil, Antônio Rodrigues.

Assunção informou que até sexta-feira será apresentado um balanço com todas as medidas tomadas pelos órgãos envolvidos na operação. “Nosso principal objetivo é diminuir o sofrimento das famílias e evitar novos estragos. Por isso, estamos elaborando um planejamento de ações estratégicas”, disse Assunção.

Municípios em Alerta

Além de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho, mais quatro municípios do Sul do estado estão em situação de emergência. Camacan, Vera Cruz, Guaratinga e Mascote também solicitaram apoio do Governo do Estado, desde o mês passado, quando as cidades foram atingidas por um forte temporal. Foram disponibilizados alimentos, colchões e lonas, além de recuperação de postes, ruas e estradas. Os casos mais graves foram registrados em Camacan, com 126 famílias desalojadas, e Mascote, com 15 famílias desabrigadas.