A importância de iniciativas que potencializem os cuidados aos pacientes portadores de diabetes foi enfatizada pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, na manhã desta quarta-feira (6), durante a abertura oficial do segundo módulo do Projeto de Qualificação e Mobilização Comunitária em Diabetes (Proced) e da I Oficina Nacional de Formação de Tutores para o Autocuidado em Diabetes. Os eventos são promovidos pela Secretaria da Saúde (sesab), por meio do Centro de Referência em Diabetes (Cedeba), com apoio do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde/Organização Panamericana de Saúde.

Na oportunidade, o secretário Jorge Solla chamou atenção para os resultados positivos do programa Medicamento em Casa, que já conta com mais de mil pacientes cadastrados e acompanhados, recebendo em casa medicamentos disponibilizados pela assistência farmacêutica.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Alfredo Boa Sorte, disse que a experiência do Cedeba deve ser reproduzida para “cada equipe de Saúde da Família, a fim de fortalecer a atenção básica e controlar esta enfermidade, que acomete milhares de pessoas, grande parte em fase produtiva”.

Representando a OPAS/OMS, a profissional nacional em doenças crônicas não transmissíveis da OPAS, Micheline Meiners, que acompanhou todas as atividades do primeiro módulo, qualificou o Cedeba como um centro de excelência.

“Muito teremos a aprender com as inúmeras experiências trazidas pelos participantes do Proced e da Oficina de Tutores, e isso nos permitirá alcançar, da melhor forma, nosso alvo maior, que é o paciente diabético”, afirmou a diretora do Cedeba, Reine Fonseca, que apresentou algumas imagens das atividades desenvolvidas durante o primeiro módulo do Proced, realizado em novembro do ano passado. Ela ressaltou o apoio e atenção especial que o diabetes mellitus,“hoje considerado uma epidemia mundial, vem recebendo do Governo do Estado.

O Secretário da Saúde anunciou a possibilidade de a Bahia sediar, no próximo ano, o World Diabetes Congress, evento promovido pela Fundação Nacional de Diabetes (World Diabetes Fundation/WDF). A informação foi trazida pelo representante da Fundação, Anil Kapur, que, na manhã de terça-feira (5), fez uma apresentação sobre iniciativas de educação em diabetes no mundo. A WDF, criada em 2002, é uma agência internacional dedicada exclusivamente ao financiamento de projetos na área de cuidados e prevenção do diabetes em países em desenvolvimento.

A exibição de um vídeo com imagens de Salvador e um show folclórico do grupo Pracatum complementaram a programação da instalação oficial dos eventos, que prosseguem até sexta-feira (9).