A chuva dos últimos dias fez nove municípios decretarem situação de emergência, até quinta-feira (07), Os últimos a decretarem foram Candeias e Casa Nova, que estão esperando homologação. Mais de 470 famílias estão desabrigadas em todo o estado. Destas, 157 são de Salvador. Os outros municípios com maior número desabrigados são Camacã, com 126 famílias desabrigadas, e Lauro de Freitas, com 120. A Defesa Civil do Estado continua visitando os municípios para apoiar tecnicamente as prefeituras e distribuir materiais de pronto-atendimento, como lonas, colchões, filtros, cobertores e cestas básicas.

Nesta sexta-feira (8), a Defesa Civil do Estado (Cordec) entregou 260 colchões e 300 cestas básicas à prefeitura de Simões Filho, destinados às famílias desabrigadas e desalojadas por conta das fortes chuvas. Ontem, pela tarde, o município já tinha recebido do Estado 140 colchões, 600 cobertores, 100 filtros, 15 rolos de lona.

O município de Lauro de Freitas, que tem 120 famílias desabrigadas, já recebeu, durante a semana, 400 colchões, 500 cobertores, 200 filtros, cinco rolos de lona e mil cestas básicas. Já a prefeitura de Salvador não solicitou ainda material de pronto-atendimento. As entregas estão sendo feitas no armazém das Voluntárias Sociais, na Avenida Sete Portas, antiga rodoviária.

Ações do Estado em Salvador

A Embasa começou, na quinta-feira (7), a operação junto com a Superintendência de Conservação de Obras Públicas (Sucop), da Prefeitura de Salvador, para desobstruir os pontos críticos na área de esgotamento sanitário. Seis equipes da Superintendência de Esgotamento Sanitário estão nas ruas, operando a partir das solicitações da prefeitura. Inicialmente, 38 ruas vão ser visitadas pelos técnicos. Nessa ação, o Estado disponibiliza à Sucop retro-escavadeiras hidráulicas, caçambas e escavadeiras.

Nesta sexta-feira (8) o Departamento de Infraestrutura e Transporte da Bahia (Derba) também fez a limpeza de canais e manilhas, junto com a prefeitura.

Unindo esforços com a Defesa Civil do Estado, após constatar situação de risco de desabamento e deslizamentos em Cajazeiras e Candeal, a Companhia de Desenvolvimento Urbano Conder) está relocando 43 famílias para imóveis alugados pela própria companhia nos mesmos bairros.

Seca

Não são somente as fortes chuvas que castigam a Bahia. A seca também é motivo de decretos de situação de emergência. Nesta semana, o Governo do Estado, juntamente com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), começou a distribuição de 20 mil cestas básicas a 30 municípios em situação mais grave.

Todos eles estão sendo monitorados pela Defesa Civil do Estado. À medida em que os decretos são homologados, os municípios são atendidos com carros-pipa e cisternas de emergência. Desde 2007, já foram entregues mais de duas mil cisternas de emergência a municípios que estão em constante situação de seca. Hoje, oito destas unidades foram entregues aos municípios de Teofilândia, e na segunda-feira (11), será a vez de Iraquara.