Nesta segunda-feira (18) serão abertos os envelopes com as propostas de preços da licitação para as obras de recuperação de mais de 500 quilômetros de trechos das rodovias BA 052, BA 172 e BA 160. Em entrevista à Rádio Agecom (www.comunicacao.ba.gov.br/radio), nesta terça-feira (12), o secretário estadual de Infraestrutura, Antonio Carlos Batista Neves, disse que a concorrência está normal: “Várias empresas já compraram (o edital) e vai acontecer no dia 18 de maio a abertura dos envelopes. Acredito que no início de junho já estaremos trabalhando na obra”.

Serão recuperados os trechos Xique Xique a Porto Feliz, na BA 052 (Estrada do Feijão), Javi a Santa Maria da Vitória, na 172, e Xique Xique a Barra, na 160. As obras vão beneficiar mais de 1,6 milhão de pessoas, melhorar o escoamento da produção agropecuária e estimular a economia de 31 municípios.

As obras integram o Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias da Bahia (Premar), com recursos do Banco Mundial e do Governo do Estado. Com o Premar, o governo pretende recuperar 50% da malha viária da Bahia até o próximo ano.

De acordo com Batista Neves, com o Premar são restaurados mil e trezentos quilômetros e mil e cem já estão em andamento. “Um trecho da obra já começou, de Santo Antonio de Jesus a Bom Despacho (Ilha de Itaparica). O último trecho, Brumado-Livramento a Oliveira dos Brejinhos – entroncamento com a BR 242, vamos lançar a concorrência até o dia 15 de junho, no máximo”, garante Batista Neves. Segundo o secretário, tem mais 1.520 quilômetros em andamento e outros 1.700 ainda para ser lançados.