Instruir agricultores familiares sobre as técnicas adequadas de manejo do pomar cítrico, visando a melhoria da qualidade dos pomares. Este é o objetivo do curso Implantação e Manejo dos Pomares Cítricos, realizado pela Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio do Centro de Profissionalização de Fruticultores (Centrefruti), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). O curso teve início nesta terça-feira (12) e vai até a quinta-feira (14), das 8h às 17h, na Estação Experimental de Fruticultura de Conceição do Almeida.

O curso vai possibilitar aos participantes aprender como planejar e implantar um pomar cítrico (clima, temperatura, vento, umidade relativa, insolação, solos e mudas), como coletar amostra de solos, preparar o solo, formar quebra vento, marcar pomar, espaçamento e coveamento.

Segundo o agricultor familiar que planta laranja e limão, José Rodrigues Costa, seguindo essas orientações, as condições de trabalho podem melhorar. “Quando aplicarmos essas novas tecnologias conseguiremos aumentar a nossa produção e nossa renda”, assegurou.

Participam do curso 16 agricultores familiares do município de Governador Mangabeira. “Esses produtores representam uma pequena parcela dos beneficiados com financiamento no Programa de Crédito da Desenbahia, que incentiva a produção de citros na região. O curso irá contribuir na formação e na produtividade dos pomares’’, disse o chefe do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Recôncavo, Valmir Pereira.