“A nossa necessidade é uma unidade de beneficiamento do café na região”, disse o agricultor Cosme Silveira Santana aos técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura no primeiro dia da Seagri Itinerante no plenário da Câmara de Vereadores de Amargosa.

Santana cria animais e produz mandioca, feijão, soja e milho, mas a sua expectativa é em relação ao café. A sua solicitação é uma entre as 200 dos agricultores familiares de associações e cooperativas dos 21 municípios do Vale do Jiquiriçá, que foram ouvidas nesta terça-feira (12) pelos técnicos da Seagri e da Coordenação de Desenvolvimento Agrário, Adab, EBDA e Bahia Pesca, além da Ceplac.

Segundo o superintendente da Seagri, Raimundo Sampaio, a equipe da Secretaria da Agricultura está ouvindo as demandas dos agricultores nesse primeiro momento para discutir as possíveis soluções para seus problemas.

Divididos em grupos, os produtores de cada segmento discutiram temas como cacau, leite, fruticultura, mandioca, apicultura, café, regularização fundiária, dentre outros. Em seguida, o corpo técnico anotou as dificuldades de cada grupo para apresentar ao secretário da Agricultura, Roberto Muniz, na quinta-feira (14), em Jaguaquara.

“Soube que eu poderia aumentar a minha propriedade para plantar e ganhar mais. Estou aqui para saber sobre esse assunto”, disse a produtora rural Maria Madalena de Oliveira, que planta caju, abóbora, batata e banana.

Ir ao encontro do pequeno produtor

Para o prefeito de Amargosa, Valmir Sampaio, as ações do Estado são realizadas para todos, desde o pequeno ao grande produtor. “Ouvir o pequeno produtor e sair do gabinete ao seu encontro. Isso é muito importante, porque cria possibilidades para a solução de suas solicitações”, afirmou.

A programação da Seagri Itinerante Vale do Jiquiriçá inclui visitas ao projeto Flores da Bahia, Casa do Apicultor, Nascente do Rio Jiquiriçá, frigoríficos, laticínios, entre outros. A iniciativa conta com o apoio das prefeituras, Ceplac, câmaras de vereadores, associações, cooperativas, sindicatos e instituições religiosas.