LOCAL: Município de Jequié, a 359 quilômetros de Salvador, no território de identidade de Médio Rio das Contas.
DATA: 16.05.09 (sábado)
HORÁRIO: 10h

O QUE É: Entrega da rodovia BA 547 (Jequié- Florestal); visita a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e a 30ª edição da Exposição Agropecuária e 7ª Expo-Nacional. 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. BA 547

• Obra: Com o objetivo de melhorar o escoamento da agricultura, pecuária e grãos, além de garantir boas condições de tráfego, o trecho contemplado recebeu restauração da pavimentação em Tratamento Superficial Duplo (TSD), considerada a melhor para esta finalidade. Trafegam diariamente 290 veículos num trecho de 32 km de extensão. O investimento é de aproximadamente R$ 5,5 milhões, beneficiando 250 mil pessoas dos municípios de Jequié, Gandu e Ibiratáia.

2. DEAM

• Atendimento: A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do município está em funcionamento desde maio de 2008, com sede na Rua 15 de Novembro, nº 80, imóvel alugado pelo Governo do Estado. A equipe responsável é composta por dois agentes de polícia, uma escrivã e três agentes administrativos, além de uma psicóloga que acompanha as mulheres e crianças vitimadas. Os funcionários são capacitados para tal atendimento, tendo em vista que todos fizeram o curso pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) – Programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça que tem entre seus principais eixos: a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. No local, é registrado mensalmente cerca de 90 a 100 casos. Com o atendimento especializado, foi constatado que as mulheres têm se tornado mais seguras e menos constrangidas ao se dirigirem a delegacia para fazer o registro de ocorrência. Vale ressaltar também que a delegacia atende aos casos que envolvam crianças e adolescentes que tenham sofrido qualquer tipo de violência.

3. EXPOSIÇÃO

• Evento: A solenidade de abertura da 30ª edição da Exposição Agropecuária e 7ª Expo-Nacional aconteceu na última quarta-feira (13), no Parque Luis Carlos Braga. Até domingo, o local receberá homens e mulheres de negócios, moradores do município e algumas autoridades, como o governador Jaques Wagner, deputados Leur Lomanto Júnior, Euclides Fernandes e Isaac Cunha. Para quem não tiver a oportunidade de participar do evento, será possível acompanhar as informações pelas emissoras de rádio da cidade: 95 FM, 93 FM e Povo AM, que instalaram seus estúdios no parque, de onde transmitem notícias no decorrer de suas programações.

• Seagri: A Secretária de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) está participando da 7ª Exposição Agropecuária Nacional e 30ª Exposição Agropecuária de Jequié, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), com seu estande institucional. No local, estão sendo exibidos os programas, projetos, tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos na região, como os trabalhos com ovinocultura, café e palma. Além disso, a EBDA montou um Portal de Tecnologia para a Agricultura Familiar, em área livre, onde seus técnicos prestam orientações aos produtores sobre culturas oleaginosas como pinhão-manso e mamona, olericultura, culturas alimentares, como a mandioca, e pecuária de leite. No Portal, as tecnologias são voltadas para a melhoria da qualidade de vida do agricultor e muitas foram plantadas em canteiros, como no campo.

• Associações: A EBDA é ainda a coordenadora da Vila da Agricultura Familiar, que tem os programas e projetos desenvolvidos nos Territórios Médio Rio de Contas e Vale do Jequiriçá, principalmente os com foco na organização e agregação de valor à pequena produção. Nesse espaço as associações de agricultores familiares, de assentamentos de áreas de Reforma Agrária e da Economia Solidária estão apresentando suas principais atividades econômicas, representando sete municípios da região, como artesanatos, doces diversos, dentre outros produtos.

• Cursos: Além de exposição e mostra de ações, a EBDA está promovendo cursos, como o de Laticínio – que ensina como aproveitar o excedente de leite para a fabricação de queijos e iogurtes -, e palestras sobre Homeopatia Animal, Melhoramento Genético em Ovinos, Manejo Apícola, Fruticultura e Olericultura, e Mandioca na Alimentação Humana e Animal. O curso de lacticínio acontece diariamente, e as palestras, alternadamente, durante toda a exposição. No evento, a EBDA também disponibiliza publicações técnicas e científicas, para compra, e distribui, gratuitamente, folhetos e cartilhas explicativas sobre diversas culturas.

JEQUIÉ: Com população estimada de 150.351 habitantes e extensão territorial de 3.035 km², tem como uma das principais atividades econômicas a agricultura (tomate, banana e mandioca). O município originou-se de um pequeno povoado denominado Boca do Sertão, situado às margens do Rio de Contas. No decorrer das últimas décadas do século XIX, devido a exigência de uma movimentada feira, para onde convergiam mercadores de todos os quadrantes da região, tornou-se um importante entreposto comercial. Em 1927, chegaram os trilhos da ferrovia e Jequié tornara-se a quarta cidade mais importante da Bahia. Hoje, centenária, Jequié desfruta da posição de expressivo pólo econômico regional.