Mais de 1,2 mil famílias, residentes no interior do estado, estão sendo beneficiadas com projetos de ampliação da oferta de água, impulso ao setor agrícola e de geração de renda. As obras, executadas pelo governo estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), foram garantidas, esta semana, com a liberação de mais R$ 584,4 mil.

As ações, realizadas no âmbito do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir, envolvem a implantação de um sistema de abastecimento de água, uma unidade de beneficiamento de cana, fábrica de fécula e farinha de mandioca, sanitários residenciais, cisternas, centro de abastecimento e mecanização agrícola.

Para implantação de projetos de mecanização agrícola, nos municípios de Euclides da Cunha, Prado e Porto Seguro, foram liberados recursos da ordem de R$ 291 mil, atendendo 383 famílias. Deste total, 297 correspondem a famílias das comunidades indígenas de Corumbauzinho e Pataxó.

Já os municípios de Abaíra e Itamaraju, estão sendo atendidos com a implantação de projetos de geração de renda, a exemplo de uma usina de beneficiamento de cana e de uma fábrica de fécula e de farinha de mandioca, com melhoria da qualidade de vida de 325 famílias.

Integram também os municípios contemplados São Felipe, Fátima, Muquém de São Francisco, Sítio do Mato, Tanhaçu, Riacho de Santana, Cachoeira.

Ainda este mês, mais R$ 592,3 mil foram liberados para atender comunidades rurais dos municípios de Rio Real, Cruz das Almas, Guanambi, Caetité, Matina, Santa Cruz de Cabrália, Serra do Ramalho, Condeúba, Rodelas e Muquém de São Francisco. Os recursos foram destinados à implantação de sistemas de abastecimento de água, sanitários, cisternas e projetos de ovinocultura comunitária e de mecanização agrícola.

Em Rodelas e Muquém de São Francisco, os projetos de mecanização agrícola beneficiaram 510 famílias de índios das tribos Tuxá e Kiriri.