O SineBahia está oferecendo um total de 105 vagas para as funções de Caldeireiro, Soldador TIG e Inspetor de equipamentos industriais, destinadas exclusivamente a moradores de Camaçari, Candeias e Dias D´Àvila. A oferta surgiu em virtude de uma empreitada de manutenção. O procedimento intensivo, mais conhecido como “parada”, acontece com freqüência nas grandes indústrias do pólo.

Para acessarem as vagas, os candidatos devem possuir segundo grau completo, seis meses de experiência em carteira e os requisitos específicos exigidos por cada função. Para as 70 vagas de caldeiro, é necessário possuir curso certificado pela Abramam. As 15 oportunidades destinadas a soldadores requerem experiência com máquinas TIG. Já para as 20 vagas de inspetor de equipamentos, é imprescindível apresentar registro CREA.

Os interessados devem procurar as unidades do SineBahia nas cidades relacionadas acima, portando RG, CPF, Carteira de Trabalho e Comprovante de residência.

Carência

A falta de profissionais técnicos no mercado é algo discutido de forma recorrente. Segundo o gerente do SineBahia, Joviniano Queiroz, a busca por trabalhadores com este perfil ainda é grande e o mercado oferece salários atrativos. “Os cargos de soldador e caldeireiro, por exemplo, pagam uma média salarial de R$ 1,2 mil, um rendimento razoável para quem ainda busca um rumo profissional”, ressaltou Queiroz.

A escassez de profissionais com este perfil tem contribuído para o surgimento de mais cursos de qualificação voltados à área. Em parceria com Senai, o SineBahia, no final do mês de junho, iniciará inscrições para 17 cursos em várias cidades do interior e região metropolitana. O foco das ações de qualificação é justamente a indústria, seguimento que mesmo durante a crise continua a demandar por profissionais da área técnica.