Fortalecer os citricultores do Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, visando uma atuação mais pró-ativa na defesa de seus direitos, na colaboração com as entidades públicas e privadas encarregadas da assistência ao setor e na busca de novos mercados para a cadeia produtiva de citros. Este é o objetivo da Câmara Setorial da Citricultura, que será lançada, oficialmente, na quarta-feira (27), a partir das 8h, no plenário da Câmara de Vereadores de Alagoinhas.

A criação da Câmara Setorial surgiu durante a execução de uma parceria da Secretária da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e o Banco do Nordeste, no âmbito do Território Litoral Norte, e conta com o apoio dos representantes da cadeia produtiva de citros, do Território de Identidade.

O evento contará com a presença do secretário de Agricultura, Roberto Muniz, de prefeitos da região, de citricultores, representantes do setor de serviços, fornecedores de insumos e máquinas, intermediários, representantes das indústrias de suco, de agentes financeiros e órgãos da assistência técnica e da defesa vegetal.

Segundo Geraldo Almeida, engenheiro agrônomo da EBDA, um dos articuladores da Câmara Setorial, a citricultura é considerada a segunda principal atividade econômica no Território Litoral Norte e Agreste, logo após a silvicultura. A região é o principal polo citrícola da Bahia, com cerca de 40 mil hectares plantados (70% da área de citros, estadual) e mais de 20 mil pessoas envolvidas, diretamente, na atividade.