A Caravana da Educação encerrou, nesta quinta-feira (28), as atividades em Senhor do Bonfim, com o o secretário Adeum Sauer anunciando a implantação de uma nova unidade do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) no município. O NTE irá funcionar no Colégio Estadual Rômulo Galvão.

A Caravana da Educação é a transferência temporária da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) para os municípios onde estão situadas as sedes das Diretorias Regionais da Educação. A Caravana vem possibilitando uma intervenção cada vez mais ágil e eficiente nos problemas diagnosticados pela Secretaria da Educação. Oitenta técnicos estiveram em Senhor do Bonfim.

Os técnicos da SEC seguiram para o município de Juazeiro, onde foi aberta, na noite desta quinta-feira, mais uma etapa de trabalhos da Caravana da Educação. A equipe permanece até o sábado (30), em atendimento à população, que será feito na sede da Diretoria Regional de Educação (Direc 15).

A Caravana já passou pelos municípios de Paulo Afonso, Teixeira de Freitas e Eunápolis, e irá passar por todas as 31 Direc do estado. Em cada uma destas paradas, foram realizados uma média de 400 atendimentos e firmadas parcerias com entidades da sociedade civil e prefeituras.

Dirigentes são orientados sobre o Compromisso de Gestão

Acompanhar e orientar os dirigentes escolares para alinhar as informações no processo de elaboração do plano de trabalho do Compromisso de Gestão da Qualidade da Educação. Este é o objetivo de um dos encontros com dirigentes escolares promovidos durante a Caravana da Educação.

A coordenadora do Compromisso de Gestão, Adilza Teixeira, ressaltou que a Caravana é o momento de verificar o andamento do plano e motivar as escolas. Para ela, o mais importante é que as escolas tenham esclarecimento de que o trabalho deve ser feito coletivamente, pois o plano de ação deve ter as características e as metas da comunidade escolar. “O objetivo a ser alcançado é termos gestores comprometidos com a qualidade da educação e melhorar os índices educacionais”.

A diretora Maria da Conceição Costa, da Escola Maria Anita Miranda Rocha, em Campo Formoso, a 26 km de Senhor do Bonfim, já entregou o plano. “Fizemos reuniões e ouvimos as dificuldades. Detectamos que o principal problema era a ausência da família no processo educacional e decidimos trazê-los para a escola, por meio de visitas às residências e reuniões mais prazerosas”, declarou a diretora. Já Ediene dos Santos, diretora do Grupo Escolar Dr. Luiz Viana Filho, em Campo Formoso, afirmou que o plano da sua unidade escolar está em fase de adequação.