De acordo com a previsão do tempo do Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das águas e Clima (Ingá) para esta sexta (05), o céu fica nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas e fracas nas regiões Sul, Sudoeste e Recôncavo baiano, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana.

Segundo os meteorologistas do órgão, a permanência das chuvas nessas áreas se dá pelo deslocamento de uma frente fria em direção ao Litoral Sul da Bahia, que continua influenciando as condições do tempo em toda faixa Centro-sul e Leste do Estado. Já nas regiões da Chapada Diamantina e Nordeste, a previsão para o final de semana é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. E nas regiões Oeste e São Francisco, o céu deverá permanecer parcialmente nublado a claro com chuvas fracas e isoladas.

Já sábado e domingo (06 e 07), a previsão é que a frente fria se dissipe e o principal sistema responsável pelas condições do tempo na faixa centro-leste do Estado passa a ser os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico, mantendo o céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas nas regiões Sul, Nordeste e Recôncavo, e também na capital baiana e região metropolitana. Enquanto para as regiões do São Francisco, Oeste e Norte a atuação de uma massa de ar seco manterá o céu com poucas nuvens e sem chuvas.

Nas regiões Norte e Nordeste do país, a interferência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) juntamente com as águas mais aquecidas próximas à costa norte do Nordeste brasileiro contribuem na intensificação das chuvas. Os meteorologistas do Ingá alertam que a ZCIT é o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, norte da Bahia e oeste dos estados da Paraíba e Pernambuco, no período entre os meses de fevereiro e maio.

As temperaturas mais elevadas da Bahia, com valores variando entre 29ºC e 31°C, deverão ser registradas nas regiões Norte e Nordeste. Já as menores temperaturas, com mínimas variando entre 15ºC a 19°C, e máximas entre 23ºC e 26°C deverão ser registradas nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas.

Em todo o litoral baiano, a maré alta deve variar entre 1,8 e 2,2 metros de altura, atingindo seus máximos em torno das 03h00min e 15h00min. As alturas mínimas deverão ocorrer em torno das 09h00min e das 21h00min, com valores variando entre 0,3 e 0,6 metros. A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca e com altura máxima chegando a 2,0 metros.

O final da estação do outono e início do inverno indica redução da radiação solar direta sobre a Região Nordeste do Brasil. Mesmo assim, os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) variando entre 06 e 08, previstos para o período entre os dias 05 e 07/06, estão classificados nas categorias Alto e Muito Alto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).