A Clínica de Hidratação montada na entrada do acesso ao Hospital Geral do Estado (HGE) funcionará até a próxima segunda-feira (15), quando será desativada juntamente com a Clínica de Hidratação montada no Hospital Geral Roberto Santos. A decisão, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), de desativar as duas clínicas, montadas emergencialmente para atender pacientes suspeitos de dengue, se deu em função da baixa procura por esse atendimento, que continuará sendo prestado na Clínica de Hidratação do Hospital João Batista Caribe, em Coutos, Subúrbio Ferroviário, onde a procura sempre foi maior que no HGE e no Roberto Santos.

A partir do dia 15, os profissionais que atuam na clínica do HGE irão reforçar o atendimento na clínica do Hospital João Batista Caribé e no próprio hospital. A população poderá procurar as outras clínicas de Hidratação, localizadas nas cinco Unidades de Emergência do Curuzu, Pirajá, São Caetano, Plataforma e Cajazeiras. Os postos de saúde municipais também poderão ser demandados por pacientes que apresentem suspeitas da doença.

Inaugurada no dia 24 de março pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, a Clínica de Hidratação do HGE atendeu, até o dia 4 de junho, 1.362 pessoas com suspeita de dengue. A administração da unidade é feita pelas Obras Sociais Irmã Dulce, responsável também pela contratação dos profissionais. A unidade contou com o reforço de médicos e auxiliares de enfermagem do Exército.

As clínicas, com dimensões de 30×10 metros, dispõem de três ambientes: um para Acolhimento, outro de Procedimento, dotado de cinco macas, e o terceiro é reservado para hidratação venosa, com 30 poltronas. Laboratórios para exames rápidos e equipamentos para ventilação também compõem as Clínicas de Hidratação montadas no HGE e no HGRS.