Estudantes, professores, gestores e profissionais da área de saúde e estudantes de outras áreas lotaram o auditório da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, no Canela, no ano passado, para assistir à 1ª Aula Pública do SUS – Sistema Único de Saúde, no ano passado. O sucesso promete se repetir este ano, na 2ª Aula Pública do SUS, que acontecerá na próxima quarta-feira (10), às 18 horas, no mesmo local.

A aula terá, como palestrante, a professora e pesquisadora Sonia Fleury, destacada militante da Reforma Sanitária Brasileira e presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Como atração cultural, se apresentará a banda Vitrola Azul. Serão emitidos certificados aos participantes.

Espaço organizado pela Superintendência de Recursos Humanos (SuperH) da Sesab, por meio da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), com apoio do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba, a Aula Pública se constitui em importante momento de reflexão coletiva sobre os desafios e as estratégias relacionadas ao processo de implementação do SUS-Bahia, estabelecendo maiores e melhores relações de compromisso das universidades com o SUS. Entre os objetivos, estimular a refexão crítica sobre os desafios relacionados à implementação do SUS-Bahia e levar, em especial aos estudantes, conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde.

Este ano, o SUS completa 21 anos de sua criação pela Constituição Cidadã de 1988. Um dos sistemas de saúde mais abrangentes e complexos do mundo, o SUS é, antes de tudo, uma das mais importantes conquistas da sociedade brasileira.