O anúncio do lançamento de oito novos editais com investimento de R$ 24 milhões, por meio do programa Mais Cultura, deu inicio, nesta quarta-feira (8), ao 1º Encontro da Rede de Pontos de Cultura da Bahia. O evento prossegue até sexta-feira (10) no Hotel Fiesta.

Serão abertas, ainda este ano, dentro do programa, inscrições para os editais de apoio a Micro Projetos Culturais, Modernização de Bibliotecas Municipais, Bibliotecas Comunitárias, Pontinhos de Cultura (Espaço Brincar) e Cineclubes (Cine + Cultura). Para 2010, estão previstos editais para Pontos de Leitura e Agentes de Leitura. No total, os investimentos na Bahia, por meio do programa Mais Cultura, somam R$ 54 milhões.

O secretário nacional de Programas e Projetos do Ministério da Cultura, Célio Turino, explicou que o programa tem previsão de investir de R$ 4,7 bilhões na cultura brasileira até 2010, a fim de garantir o acesso a bens e serviços culturais, promover a diversidade cultural e social brasileira, qualificação e gerando oportunidades de emprego e renda. A Bahia foi o primeiro estado a descentralizar uma ação do programa, por meio de edital realizado em 2008, sendo selecionados 150 novos Pontos de Cultura.

“O papel do Estado é fomentar a cultura em todas as suas manifestações, não apenas as ‘profissionais’. A nossa preocupação de instalar os pontos de cultura é para fortalecer todos os tipos de manifestações. Precisamos organizar as filarmônicas, as orquestras sinfônicas, as rodas de capoeira, as rodas de samba, o teatro popular. Esse é o esforço que estamos fazendo”, disse o governador Jaques Wagner.

De acordo com o secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, o primeiro edital será o Micro Projetos Culturais, que vai fomentar e incentivar artistas, grupos e pequenos produtores culturais que atuam no semiárido baiano. Serão apoiados 265 projetos no valor de R$ 12.450,00 cada, num investimento total de aproximadamente R$ 3,3 milhões, com contrapartida do Governo do Estado.

O Encontro da Rede de Pontos de Cultura da Bahia reuniu representantes dos 220 Pontos de Cultura da Bahia com objetivo de trocar experiências e integrar o trabalho dos Pontos.

Para coordenadora do Programa Índios On Line, Potyra Tê Tupinambá, os recursos disponibilizados para os Pontos de Cultura contribuem para o melhoramento e ampliação dos programas. Ela explica que Indios On Line é utilizado por cinco tribos baianas, onde os índios divulgam notícias sobre sua tribo e podem até fazer denúncias. “Com o Ponto de Cultura foi possível elaborar melhor o programa, levando-o para diversas tribos. Senão fosse desta maneira, o projeto não teria se desenvolvido”, afirmou Potyra.

Durante o evento o Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia entregou ao governador Jaques Wagner uma moção de apoio ao secretário Márcio Meirelles. Para a presidente do fórum, Normelita Oliveira, é preciso reconhecer o esforço do Estado em prol da cultura baiana.