Mais de 3,7 mil documentos já foram entregues após 45 dias de lançamento da campanha Recupere seu Documento e Resgate sua Cidadania, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Administração (Saeb). O resultado representa 12% do montante de 34 mil documentos solicitados entre 2003 e 2008 e não retirados nos postos da rede de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A Carteira de Trabalho é o documento que apresentou o maior índice de retirada: 2.127 carteiras resgatadas, equivalente a 58% do total recuperado.

Na capital, até o momento, o SAC Iguatemi registrou o resgate mais expressivo: 1.141 documentos, sendo 947 Carteiras de Habilitação, 194 Carteiras de Trabalho e 22 documentos de identidade. No interior, o SAC Eunápolis apresentou o maior índice, atingindo a marca de 1.304 documentos resgatados, ultrapassando, inclusive, os postos da capital.

“Nesses primeiros meses, a campanha já atingiu os seus objetivos principais, que são o fomento ao exercício da cidadania, por meio da valorização dos documentos, e a contenção de desperdício de recursos públicos ocasionado pela emissão de documentos que acabam não cumprindo seu papel social”, explica o secretário da Administração, Manoel Vitório.

“A obtenção de documentação civil básica – como CPF, RG e Carteira de Trabalho por exemplo – garante visibilidade social aos indivíduos, configurando-se em instrumentos de exercício efetivo da cidadania. O acesso a esses documentos possibilita o ingresso em programas de governo, assim como auxilia na busca por alternativas no mercado de trabalho e oportunidades de geração de renda”, exemplifica o secretário.

Mais informações sobre a campanha Recupere seu Documento e Resgate sua Cidadania e sobre o funcionamento da rede SAC podem ser encontradas no site www.sac.ba.gov.br ou pelo call center 0800 071 5353.