Depois de quatro mil pleitos registrados, o Sistema de Relacionamento Institucional (SRI) do governo da Bahia ganhou uma versão atualizada, apresentada nesta terça-feira (28), na governadoria, aos interlocutores de cada órgão do Estado. Lançado em novembro de 2008, o SRI registra pela internet a solicitação de audiências e convites, além de permitir que os prefeitos e deputados acompanhem o andamento das solicitações e demandas.

A nova versão irá contemplar mais de um pleiteante, além de alertar a chegada de um pleito aos usuários interlocutores do sistema, por e-mail. Cada órgão do Estado tem cinco dias úteis para responder a solicitação, garantindo assim, uma maior celeridade na resposta e nos encaminhamentos de governo. Secretarias, órgãos e empresas somam 38 unidades do Estado que fazem parte do sistema. Cada uma possui um interlocutor, responsável por garantir a eficiência de uma verdadeira rede de relacionamento institucional.

Segundo o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, o objetivo é transformar o SRI em uma ferramenta única, capaz de aperfeiçoar o relacionamento com outras esferas institucionais, além de minimizar a burocracia da máquina estadual. “ Nós estamos conseguindo reduzir o número de solicitações e documentos em papel e diminuindo o tempo de resposta às demandas dos prefeitos e deputados”, afirmou.

Segundo a coordenadora do SRI, Ana Graça Garcia, a nova ferramenta cumpriu as expectativas de tornar a utilização do sistema como parte de uma rotina dos parlamentares e prefeitos. “O relatório de acessos nos mostra que o sistema cumpre seu papel fundamental de criar uma nova cultura de relacionamento entre o executivo e as demais esferas”, disse.