Quarenta e seis estudantes de História da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) cursaram, no primeiro semestre, a disciplina de Libras. O ensino de Libras passou a ser obrigatório em todos os cursos de licenciatura e, opcional, nos bacharelados, por força da Lei Federal nº 10.436 de 24/04/2002 e do Decreto 5.626 de 22/12/2005. O principal objetivo da nova disciplina, nos cursos de graduação, é a sensibilização pela causa da inclusão de pessoas portadoras de deficiência auditiva.

As aulas são ministradas pelo professor Wolney Almeida, do Departamento de Letras e Artes (DLA). Mestre em Cultura e Turismo, ele integra o quadro de docentes da Universidade, como professor assistente, mediante concurso público, realizado em fevereiro deste ano.

“Por lei, todos os 11 cursos de licenciatura da Uesc deverão ter a disciplina de Libras na sua grade curricular até 2010”, explica o professor Wolney. No segundo semestre deste ano, mais alunos de História e também de Educação Física estarão participando da disciplina. As aulas são ministradas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 18h40 e às 20h20, com material didático teórico e prático disponibilizado pela universidade.