Com o tema "Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção", indicado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) deu início, nesta segunda-feira (3), às atividades da 18ª Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Por meio da área técnica de Saúde da Criança, seminários, palestras, oficinas, distribuição de material educativo, exibição de vídeos e apresentações teatrais estão sendo realizados nas maternidades da rede estadual, diretorias regionais de Saúde (Dires) e unidades de saúde de diversos municípios do interior.

Em Salvador, o ponto alto da programação será na próxima sexta-feira (7), às 10h, na Faculdade de Medicina da UFBa, no Terreiro de Jesus, com atividades promovidas por meio de parceria entre o Ministério da Saúde, Sesab e Sociedade Brasileira de Pediatria.

Atividades

As atividades programadas pela Maternidade do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) para a 18ª Semana Mundial de Aleitamento foram iniciadas na manhã de hoje (3), com apresentação do grupo de teatro do Distrito Sanitário de Brotas e palestra sobre a importância da Comissão Hospitalar de Incentivo ao Aleitamento Materno.

Até a próxima sexta-feira (7), haverá apresentação de trabalhos sobre amamentação, curso de manejo da lactação e apresentações teatrais.
Na Maternidade de Referência José Maria de Maria de Magalhães Netto, no Pau Miúdo, estão sendo realizadas, durante toda a semana, palestras, mostra de painéis educativos, apresentação de vídeos, distribuição de folders e sensibilização para funcionários e pacientes.

Palestras, sorteio de brindes, dinâmica com as mães e exibição de vídeos também estão sendo realizados nos hospitais Menandro de Faria e João Batista Caribé. No interior do estado, o Hospital Geral Clériston Andrade, referência estadual para o incentivo ao aleitamento materno, teve sua programação iniciada no sábado (1º) e inclui visitas domiciliares às mães doadoras de leite, um "encontrinho" de aleitamento materno com alunos dos Centros de Educação Básica da Uefs e Monteiro Lobato, orientações às mães que se encontram no ambulatório e palestras.

Em diversos municípios do interior, como Alagoinhas, Santo Amaro, Itabuna, Barreiras, Ibotirama, Paratinga e Muquém do São Francisco, durante toda a semana, também estão sendo realizadas atividades de incentivo ao aleitamento materno.

A coordenação de enfermagem da maternidade do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), juntamente com o Grupo de Trabalho de Humanização e o Comitê Hospitalar de Prevenção da Morte Materna, Infantil e Perinatal, está intensificando o desenvolvimento de atividades educativas durante a Semana da Amamentação.

Estão previstas atividades diárias da equipe da maternidade, com entrega de uma camiseta para o recém-nascido, com a logomarca da campanha, além de um panfleto educativo informando sobre as vantagens do aleitamento materno para a mãe, para a criança, para a família e para a sociedade.