Funcionários dos Arquivos Públicos Municipais (APMs), professores e estudantes de Vitória da Conquista vão participar do curso Gestão da informação aplicada aos arquivos municipais. O curso será promovido pela Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão da Secretaria da Cultura (Secult), e vai ser realizado de 12 a 14 deste mês, no município de Vitória da Conquista.

Os principais temas abordados serão “Sistemas de arquivos”, “Legislação e Sistema Nacional de Arquivos”, “Estrutura Administrativa do Brasil e da Bahia”, “Estrutura orgânico-funcional dos documentos do Poder Executivo” e “Gestão e avaliação documental”.

O curso é uma iniciativa da FPC para aprimorar tanto as condições de trabalho, a partir da utilização de técnicas eficientes, quanto o serviço oferecido pelos Arquivos Públicos Municipais.

“Através do curso de Gestão da Informação, a FPC pretende difundir conceitos, técnicas arquivísticas e fundamentos legais sobre a gestão documental, oferecendo informações sobre questões relacionadas à organização de arquivos e visando facilitar a rotina daqueles que atuam nas instituições públicas municipais”, ressalta o diretor de Arquivos da FPC, Paulo de Jesus.

Para ele, o curso é uma iniciativa que atinge dois importantes pontos: a melhoria dos serviços oferecidos e a preservação do acervo. “O aperfeiçoamento profissional dos funcionários dos APMs é uma das ações prioritárias da Diretoria de Arquivos da FPC/Secult. A função é garantir a preservação dos acervos documentais, bem como a prestação eficiente de serviços públicos”, destaca.