A partir desta segunda-feira (17) começam as inscrições para o Projeto Integrado de Ação Afirmativa: Formação para Concurso Público e Qualificação Sócio-Profissional a ser realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). As inscrições podem ser feitas por meio do site www.selecao.uneb.br/afirmativo, sendo que as presenciais apenas na unidade central do SineBahia, na Avenida ACM, em Salvador.

As inscrições terminam na quinta (20) e a entrega da documentação comprobatória pode ser feita em qualquer das dez unidades do SineBahia, localizadas nos shoppings Barra, Iguatemi, Salvador, e nos bairros do Comércio, Pau da Lima, Periperi, Liberdade, Pernambués, Cajazeiras e também na unidade central.

Público alvo

O projeto, que conta com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep), da Casa Civil, integra a Agenda Bahia do Trabalho Decente, no eixo de Promoção da Igualdade, em especial as relativas às questões de gênero e raça.

Podem se inscrever mulheres e homens negros, de baixa renda, concluintes do ensino médio, oriundos da rede pública de ensino, com idade a partir de 18 anos. O curso pretende oferecer qualificação gratuita para que essas pessoas possam disputar futuramente uma vaga nos concursos públicos.

Com carga horária de 410 horas, distribuídas ao longo de oito meses, o curso apresentará conceitos de administração, direito constitucional, legislação, atualidades, matemática, língua portuguesa, além de abordar a temática de gênero e raça na contemporaneidade e planejamento de carreira, discutindo a geração de renda por meio de cooperativismo, associativismo e empreendedorismo.

Ao todo serão cinco turmas – quatro na modalidade presencial (Unidade Central do SineBahia (Av. ACM), Colégio Estadual Hamilton Lopes (Jequitaia, Comércio), Centro Comunitário da Igreja Nossa Senhora da Luz (Pituba) e no Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Largo do Carmo) e uma na modalidade a distância. Neste caso, os educandos poderão fazer o curso por meio de computadores conectados à internet e se encontrarão, aos sábados, no Centro de Tecnologia de Lauro de Freitas.