As mulheres do bairro Boca do Rio, em Salvador, comemoraram a reforma total da Lavanderia Comunitária Julieta Calmon, importante equipamento de geração de renda para a população local. A comemoração foi realizada na manhã desta terça-feira (18) e o equipamento foi recuperado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

Com a restauração, o espaço terá capacidade de atender até 40 lavadeiras, com estrutura necessária para a atividade. A manutenção da lavanderia é toda garantida pela Sedes, a exemplo de água, energia, sabão e equipamentos como ferro elétrico e tábua de passar.

“Estava tudo destruído. Agora venho trabalhar com mais gosto, amo muito esta lavanderia.”, revelou a lavadeira Zélia Barbosa, com as mãos marcadas pelos 30 anos de exercício da atividade. “Nossos clientes vão ter satisfação em trazer as roupas”, completou a colega Lindinalva do Nascimento.

A previsão da Sedes é revitalizar, até o final do ano, outras sete lavanderias, com investimento total de R$ 400 mil. “O Governo do Estado assumiu este compromisso e está cumprindo. Isso significa fortalecer a autoestima das mulheres e incentivar a organização comunitária”, ressaltou o secretário da Sedes, Valmir Assunção.