A palestra “Mapeamento de Painéis e Murais na Cidade do Salvador”, que traz informações sobre 144 obras de arte em formato de painéis e murais existentes na capital baiana, vai ser apresentada nesta segunda-feira (24), às 15 horas, na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro do Canela – Rua Araújo Pinho, nº 16.

O evento, promovido pela Fundação Cultural do Estado (Funceb) e pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), tem entrada franca. O resultado da pesquisa já está disponível para consulta e download no site www.funceb.ba.gov.br .

O trabalho será apresentado pelo diretor de Artes Visuais da Funceb, Dilson Midlej, e pela consultora Neila Maciel, mestranda em História da Arte Brasileira pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA/Ufba. Segundo Midlej, a Secretaria da Cultura (Secult) pretende elaborar roteiros turísticos das principais obras, entre as 144 mapeadas, para que o cidadão soteropolitano e o visitante, local ou estrangeiro, tenha conhecimento da existência do rico acervo na capital.

Para isto, a palestra vai orientar artistas, arquitetos, guias turísticos e profissionais de áreas correlatas, para que conheçam os coordenadores da pesquisa, a metodologia aplicada, os resultados e dirimir alguma dúvida. “Trata-se de iniciativa inédita na área das artes visuais em Salvador”, explica Midlej.

Para a diretora da Funceb, Gisele Nussbaumer, “os painéis têm amplo alcance, estão expostos em lugares que fazem parte do cotidiano das pessoas, daí o interesse em tornar esse acervo mais visível, presente e contextualizado dentro do sistema artístico-cultural baiano”.

Futuramente, a Secult pretende estender o mesmo formato ao interior baiano, com o acréscimo de mais obras e complementação dos dados sobre os artistas, além da possível publicação de um catálogo temático.