Para ampliar a produção e incrementar a renda dos agricultores familiares assentados do estado, 120 técnicos estão sendo preparados para a realização de serviços de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates), envolvendo 35 mil famílias de agricultores, na II Oficina de Planejamento. O evento começou nesta terça-feira (25) e prossegue até sexta (28), das 8 às 18h, no Centro de Treinamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Salvador.

A iniciativa faz parte do convênio assinado, este ano, entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário da EBDA.

“As equipes estão sendo capacitadas e distribuídas por todo o estado para prestar assistência técnica e extensão rural, continuada, aos agricultores familiares dos assentamentos, com o desafio de transformar a realidade desses assentamentos com os trabalhos de Ates”, afirmou o chefe de gabinete da Seagri, representando o secretário de Agricultura, Eduardo Salles.

Durante a semana, os técnicos vão discutir os princípios, diretrizes, estrutura e programas de assistência técnica e extensão rural desenvolvidos pela EBDA no estado, licenciamento ambiental e manejo de recursos naturais, além das ações do convênio e da visão sistêmica de projetos nas áreas de assentamentos.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da EBDA, Emerson Leal, solicitou aos técnicos, garra e determinação na execução das atividades nos assentamentos. “Mas que um desafio é uma oportunidade de colocarmos um novo parâmetro de Ates no Brasil. Vamos trabalhar para que os assentamentos da Bahia sejam referências em moradia, saúde e educação no país”.

O evento conta com a participação de técnicos e servidores da área administrativa, aprovados na primeira fase da seleção, este ano, e alguns técnicos da seleção 2008, lotados nos escritórios das gerências regionais de Alagoinhas, Feira de Santana, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Senhor do Bonfim, Serrinha, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.