“Apesar de ainda não ter passado pelo mercado de trabalho, posso afirmar que hoje eu tenho uma experiência profissional boa. Realizei várias oficinas práticas, desenvolvi ações de formação em direitos humanos e cidadania, prestei serviços voluntários à minha comunidade”. Estas palavras são de Izafram Santos, 20 anos, oradora da turma do Projeto Juventude Cidadã, em Simões Filho, durante a certificação de 124 jovens realizada na manhã desta sexta-feira (28), na Câmara de Vereadores da cidade.

Izafram prestou o serviço civil voluntário como auxiliar administrativa, no Centro Social Urbano do município. “Durante essa etapa do projeto, pude colocar em prática o que aprendi em sala de aula”, disse a jovem. Ao seu lado, Marcos Sousa, 17 anos, garantiu que o projeto ajudou a decidir sua futura profissão. “Pretendo me especializar em Administração e vou prestar vestibular ainda este ano”, revela o estudante, que cursa o 3º ano do ensino médio.

Presente na solenidade de certificação do projeto Juventude Cidadã, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, reafirmou o compromisso do Governo do Estado na inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Esse é um grande desafio, mas a Secretaria do Trabalho, através do nosso serviço de intermediação, o SineBahia, vai apoiá-los nessa importante etapa das suas vidas”, afirmou.

A certificação continuou no turno da tarde, no Terminal Turístico de Portão, no município de Lauro de Freitas, quando foram certificados 302 jovens. Os jovens diplomados fizeram cursos de operador de telemarketing, auxiliar de escritório, recepcionista de hotel, auxiliar de cozinha e recepcionista de consultório médico dentário. A entidade executora do projeto, nos dois municípios, foi a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).