Os últimos preparativos para a largada das embarcações em La Rochelle, na França, com destino a Salvador, neste domingo (13), estão sendo feitos pela comissão que organiza a regata Charente-Maritime / Bahia – Transat 6.50.

Até o dia da saída dos barcos, espera-se que sejam mantidas as condições climáticas verificadas até agora no local, com céu limpo, praticamente sem nuvens, um calor de 30ºC e ventos variando entre 10 e 20 nós.

Em sua 17ª edição, esta é a quinta vez consecutiva que a regata irá aportar em águas baianas. No próximo domingo, 84 barcos, com apenas um velejador em cada embarcação, serão lançados ao mar e percorrerão as 4.200 milhas náuticas que separam La Rochelle de Salvador.

O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, já se encontra em território francês para acompanhar a saída dos barcos.

“Do outro lado do oceano, um prêmio incontestável espera por todos os participantes: o prazer de navegar pelas águas tranquilas e abrigadas da Baía de Todos- os-Santos, uma das mais lindas do mundo”, afirmou o consultor náutico do governo da Bahia, Walter Garcia.

Com um movimento intenso já nos primeiros dias, o evento deixa claro que este ano o sucesso deve suplantar todos os anos anteriores. Nas tendas disponibilizadas entre o Aquário Público de La Rochelle e os píeres onde se encontram os 6.50, destaque para o estande da Bahia, que está entre os mais movimentados do evento.

Site da regata (inglês)
www.transat650.org/en/