O desafio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) de capacitar 840 técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), no sentido de melhorar a produtividade na implementação das políticas públicas, voltadas para a comercialização na agricultura familiar continua de terça a quinta-feira (15 a 17), no auditório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em Ilhéus.

Mais de 150 técnicos, gerentes, subgerentes e chefes de escritórios locais das regiões de Cruz das Almas, Teixeira de Freitas e Itabuna serão capacitados dentro da proposta de contemplar todas as regiões do estado, por meio de sete encontros regionais. Já foram realizados quatro encontros nos municípios de Seabra, Senhor do Bonfim, Salvador e Ibotirama, beneficiando 450 técnicos destas regiões. “A EBDA articula e organiza as atividades voltadas para a agricultura familiar e esses treinamentos reforçam o compromisso de colocar o agricultor como prioridade dos trabalhos”, disse o presidente da empresa, Emerson Leal.

A comercialização será abordada por técnicos da EBDA, da Superintendência de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Um dos focos das discussões será o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que promove a inclusão social, no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Os alimentos adquiridos diretamente dos agricultores familiares ou de suas associações e cooperativas são destinados à formação de estoques governamentais ou à doação para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais.

Ainda serão destacados na capacitação, a concepção, objetivos, beneficiários e funcionamento de programas como Garantia Safra, Distribuição de Sementes, Mais Alimentos, Programa Sertão Produtivo, DAP, Alimentação Escolar, dentre outros, discutidos pelos participantes. Também estão em pauta, as novidades do Novo Plano Safra 2009/2010, o Pronaf Sustentável (concepção, metodologia, abrangência) e a Renegociação de Dívidas do Pronaf (Prazos, adesão, pagamentos).