Quem comparecer neste sábado (26), das 9h às 15h, ao Parque Metropolitano de Pituaçu, vai poder verificar a pressão arterial, informar-se sobre obesidade, gripe suína, meningite, glaucoma, catarata, câncer de pele, próstata, colo do útero, boca, pulmão e mama, alimentação saudável, saúde bucal, sexo seguro, planejamento familiar e o descarte responsável de medicamentos, além de poder realizar avaliação física e exercícios de alongamento. Tudo gratuito.

As ações fazem parte do Dia da Responsabilidade Social, evento que acontece em todo o país por iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). Em Salvador, a ação será desenvolvida por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC).

O pacote prevê também atendimento jurídico e orientação sobre finanças e direitos humanos. Serão realizadas ainda palestras sobre geração de energia alternativa e prevenção de choques elétricos, internet e windows. Todas as ações serão realizadas por estudantes e professores da FTC. O coral Cantando o Amanhecer, formado por crianças do Bairro da Paz, dará o toque cultural ao evento.

Parceria 

Esse é o primeiro ano que a Sema e a FTC se unem para tocar a iniciativa e prestar os serviços. “A atividade marca o início de uma parceria entre uma instituição de ensino de Salvador e a Sema para beneficiar a comunidade do parque e do seu entorno”, disse a assessora especial da Sema, Tatiana Matos.

Segundo a coordenadora do Programa FTC Verde, Leriane Cardozo, após o evento deste sábado, a atividade terá continuidade com uma série de ações voltadas para a população local. “O objetivo é desenvolver uma ação continuada com ações específicas voltadas para a comunidade de Pituaçu”, explicou.

O Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular foi realizado pela primeira vez em outubro de 2005. No ano passado, mais de 600 instituições de ensino realizaram 4,5 mil ações com a participação de 15 mil professores e cerca de 125 mil alunos. Eles foram responsáveis por mais de 853 mil atendimentos em 25 estados e no Distrito Federal. Na Bahia, mais de 38 mil pessoas foram beneficiadas com as ações do dia.