Projetos destinados à transferência de tecnologias inovadoras para solução de problemas socioambientais em territórios urbanos ou rurais da Bahia podem obter recursos não-reembolsáveis na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O edital “Apoio a Tecnologias para Desenvolvimento Social” disponibilizará R$ 4 milhões para propostas de pesquisadores vinculados a instituições baianas de ciência e tecnologia, públicas ou privadas. As inscrições das propostas prosseguem até o dia 8 de outubro. O acesso ao edital completo e o preenchimento do formulário de inscrição devem ser feitos pelo site www.fapesb.ba.gov.br.

Implantar soluções inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável e solidário deverá ser o objetivo dos projetos. “A inovação tem por princípio criar soluções que resultem em novos processos, produtos e serviços ou em aperfeiçoamento para melhoria de qualidade e produtividade. Essas tecnologias só se tornam inovadoras se tiverem como conseqüência o impacto positivo na vida social e na economia”, explica o diretor de Inovação da Fapesb, Elias Ramos.

Os projetos deverão ter o valor máximo de R$ 200 mil e poderão se referir às mais diversas áreas do conhecimento e linhas de pesquisa, contanto que as soluções tecnológicas tenham potencial para reaplicação, geração de trabalho e renda, estímulo ao associativismo, preservação de valores culturais e transformação social e ambiental.

Ainda assim, o edital considera como temas prioritários, agroecologia e segurança alimentar, energias renováveis, recursos hídricos, agroextrativismo, cidades sustentáveis, lixo tecnológico, segurança pública. “Serão priorizados projetos que busquem soluções para a região semiárida ou territórios com elevados índices de pobreza e baixos índices de desenvolvimento humano”, esclarece Elias Ramos.