A Fundação Pedro Calmon, autarquia da Secretaria de Cultura (Secult) responsável pela política de incentivo do livro e da leitura no Estado da Bahia, realizará, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré), deste domingo a terça-feira (de 4 a 6), das 8 às 18h, o 8º Encontro do Proler Salvador (Programa Nacional de Incentivo à Leitura).

As atividades do evento, que vai discutir “Políticas Públicas de Leitura no Brasil: leitura e leitores – Narrativas de Construção", são gratuitas e abertas ao público. A programação contará com palestras, apresentação musical, oficinas e o 2° Arrastão Literário com a presença de bibliotecas comunitárias, poetas, professores, bibliotecários, cordelistas, escritores, atores, músicos e pessoas envolvidas com a leitura e literatura. Todos com a missão de chamar a atenção para o livro.

Também haverá a atividade “Livros na Praça: I Feira de Livros e de Leitura do Proler Salvador”, em parceria com a Câmara Baiana do Livro. O encontro será aberto com palestra do diretor geral da FPC, Ubiratan Castro de Araújo. No domingo, às 10h, terá início o Projeto “História de Vida Cantada e Contada: Denise Tavares”, com as professoras Esmeralda Aragão, Lêda Jesuíno e Betty Coelho.

“O objetivo dessa atividade é destacar personalidades baianas que desenvolvam trabalhos literários e culturais e sirvam de exemplo para juventude, além de ser um resgate da memória”, explica a diretora da biblioteca e coordenadora do Comitê Proler Salvador, Rosane Rubim. Este será o segundo encontro sob a gestão Fundação.

Ainda de acordo com Rosane Rubim, o projeto busca formar multiplicadores da leitura entre a sociedade, por meio de ações nas bibliotecas públicas, e em espaços que permitem maior possibilidade de interação com o público. “Queremos criar uma rede de multiplicadores que incentive a leitura nos quatro cantos da cidade”.

Proler

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura foi criado em 1992, a partir de um movimento de intelectuais e professores, que articularam uma política nacional de leitura ao lado da Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura (MinC), com sede no Rio de Janeiro. Mais informações pelos telefones (71) 3116-6918 6676 e (71) 3117-1433.