Representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) se reuniram, em Salvador, com membros das secretarias do Planejamento (Seplan) da Bahia e de Sergipe para discutir o acordo de cooperação em desenvolvimento territorial entre os dois estados.

Durante a reunião, quarta-feira (7), na Seplan, foram discutidos, dentre outros assuntos, as prioridades do acordo de cooperação, a proposta de um curso de mestrado e de extensão em desenvolvimento territorial e gestão social, por meio de uma parceria entre as universidades federais da Bahia (Ufba) e de Sergipe (UFS), e o levantamento de ações de interesse comum na região de fronteira entre os estados.

De acordo com o secretário do Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, a intenção do acordo é produzir políticas públicas que possam ser aplicadas nos territórios de identidade que fazem fronteira entre a Bahia e Sergipe. Serão beneficiadas as áreas de aterros sanitários, de produção, a exemplo da citricultura, infraestrutura, como a BR-235, e a área educacional.

“A ideia é que este trabalho, pioneiro no Brasil, contribua com os esforços do programa dos Territórios da Cidadania e amplie as condições de atendimento com a aplicação dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para essa região que é muito sofrida”, explica Pinheiro.

Na ocasião foram discutidas ainda a reativação da parceria conjunta dos dois estados com o Banco do Nordeste (BNB) na capacitação para o desenvolvimento territorial, além da ação conjunta na área de legalização do abate de animais. A próxima reunião referente ao acordo de cooperação está agendada para o dia 10 de dezembro, em Aracaju.