Projetos para implantação, aprimoramento e expansão de atividades e infraestrutura destinados à popularização da astronomia na Bahia podem concorrer até o próximo dia 30 a R$ 420 mil, disponibilizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Lançado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia, o edital inédito na Bahia contempla cada projeto com até R$ 100 mil. Os recursos poderão ser aplicados em propostas de cunho educativo, como centros e museus de ciências, bibliotecas, salas multimídia, planetários e observatórios (fixos e móveis).

Os projetos – que também podem ser de extensão, visando a difusão desta área de conhecimento e sua relação com outras disciplinas, como Física, Biologia e Matemática – devem ser apresentados por pesquisadores vinculados a museus, observatórios ou instituições científicas, tecnológicas, de ensino superior ou pesquisas, públicas ou privadas, sediadas no estado.

Serão considerados como ações válidas o desenvolvimento de atividades lúdicas e educativas, a promoção de eventos, a aquisição de materiais, a produção de conteúdo jornalístico e a produção e distribuição de material didático, entre outros.

As propostas devem ser submetidas através do site da Fapesb (www.fapesb.ba.gov.br), preenchendo o formulário on-line até as 18h do dia 30 deste mês. Os resultados serão divulgados em novembro deste ano, assim como a assinatura dos contratos. Mais informações através do e-mail popciencias@fapesb.ba.gov.br.